casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência |

Testes e Diagnóstico para Psoríase

Como outras doenças inflamatórias da pele (como o eczema) podem ser confundidas com a psoríase, é importante que um dermatologista certificado faça o diagnóstico.

Exame físico

O dermatologista examinará o diagnóstico externo braços, pernas e couro cabeludo. As unhas precisam ser examinadas, pois pode haver cavidades visíveis nas unhas que se parecem muito com latões martelados quando a doença é queimada ou ativa. Além disso, a língua pode se manifestar como uma língua geográfica, que tem escala de branco em um padrão de anel.

Normalmente, um exame físico completo do couro cabeludo, pele e unhas é suficiente para fazer um diagnóstico preciso. Embora o tamanho de uma lesão individual possa variar de um ponto a mais de 20 centímetros de diâmetro, o contorno da lesão geralmente é circular, oval ou policíclico (derivado de várias unidades menores ou com muitos lados).

Lesões da psoríase caracteristicamente têm uma borda muito afiada e não desaparecem na pele normal como outras erupções cutâneas inflamatórias. Além disso, as lesões psoriásicas são às vezes envolvidas por um anel de branqueamento pálido, que é comumente referido como um anel de Woronoff. A superfície das placas de psoríase, por vezes, pode ser removida. Quando isso acontece, um sinal característico de Auspitz é observado, que se refere a uma coleção de sangramento pontual.

Biópsia de pele

Uma biópsia de pele pode ser necessária se o dermatologista estiver considerando outras erupções cutâneas inflamatórias similares, como eczema, dermatite seborréica, dermatomiosite, líquen plano, pitiríase rósea ou tinea corporis (micose).

Após uma injeção de anestesia local com lidocaína (para anestesiar a pele) e epinefrina (para controlar o sangramento), um dispositivo plástico é usado para remover três a quatro milímetros de pele. Muitas vezes é necessário um ou dois pontos simples, que precisam ser removidos em duas semanas. O tecido é então examinado ao microscópio por um dermatopatologista para confirmar o diagnóstico.

A área de psoríase e índice de gravidade

Porque a porcentagem de área de superfície corporal é importante no que diz respeito a decidir qual tratamento seria apropriado para cada paciente individual, uma escala para medir o número e a espessura das placas de psoríase foi desenvolvida. A escala de medição mais utilizada é chamada pontuação PASI. Isto significa área de psoríase e índice de gravidade. Essas pontuações podem ser usadas em ambientes clínicos e de pesquisa.

Outros testes

As radiografias que avaliam a doença articular podem ser úteis em pacientes que também sofrem de artrite psoriática. O exame de sangue para marcadores inflamatórios, como um nível de PCR ou VHS, também pode ser útil. Um reumatologista normalmente faz este diagnóstico porque ele ou ela estuda doenças auto-imunes que afetam as articulações.

Será então necessário determinar um regime de tratamento, que muitas vezes envolve tanto cremes tópicos, mudanças no estilo de vida e dieta e possivelmente sistêmica. medicação oral ou injetável, dependendo da gravidade da condição. Muitas vezes a colaboração com o dermatologista e com o reumatologista é necessária para o resultado ideal do paciente.

, , ] ]