casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Quais são os sinais e sintomas de altos níveis sanguíneos de CO2?

O dióxido de carbono, ou CO2, é um produto normal do metabolismo dentro das células do corpo. O sangue transporta esse resíduo de dióxido de carbono para os pulmões para ser expelido do sistema. Quando há um nível elevado de CO2 no sangue, ocorrem complicações. Os médicos referem-se a esta condição médica como hipercapnia ou hipercarbia. Isso pode ocorrer por problemas de saúde, exposição ambiental ao dióxido de carbono ou práticas inseguras de mergulho ou equipamentos de mergulho com defeito.

Falta de Respiração

Demasiado dióxido de carbono no sangue faz com que o nível de pH do corpo caia e se torne perigosamente ácida, explica Auburn University na Montgomery School of Sciences. Quanto maior a qualidade ácida, mais difícil é para a hemoglobina do sangue captar oxigênio. O resultado é uma respiração rápida para aumentar os baixos níveis de oxigênio e, eventualmente, a dificuldade em recuperar o fôlego.

Dor de cabeça

Um estudo revelado em um relatório da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) expôs 42 voluntários a inalação de 7.6 e 10.4 por cento de gás carbônico dentro de 2.5 a 10 minutos. Dores de cabeça foram um efeito adverso comum experimentado pelos indivíduos do grupo de estudo.

O aumento da freqüência cardíaca

O corpo humano reage à retenção de dióxido de carbono. Quando o oxigênio disponível diminui e os níveis de dióxido de carbono começam a subir, os receptores dentro do corpo sentem um problema e enviam mensagens ao coração para bater mais rápido, segundo a Universidade de Auburn. Esta é uma tentativa de aumentar a quantidade de sangue que vai para os pulmões na esperança de que o CO2 seja liberado e mais oxigênio seja inalado.

Tontura ou Confusão

No mesmo estudo, resultados revelados pela EPA, o outro mais efeito colateral comum do excesso de exposição ao dióxido de carbono foi tontura. Aqueles que inalaram altas concentrações em apenas um minuto tiveram tontura inicial e, em seguida, experimentaram surtos de confusão e incapacidade de focar ou raciocinar.

Convulsões

Se 30% ou mais de dióxido de carbono for inalado, o corpo começa a convulsão dentro de 1,5 minutos, afirma o EPA. Por esta altura, o corpo é incapaz de se livrar do dióxido de carbono e obter oxigênio rápido o suficiente por conta própria. Os receptores do corpo começam a perder o controle do movimento do corpo.

Inconsciência ou Coma

Os seres humanos expostos a altas concentrações de dióxido de carbono em um curto espaço de tempo podem experimentar efeitos letais e catastróficos, de acordo com a EPA. A exposição instantânea a 17 a 30 por cento do CO2, após apenas um minuto, pode resultar em inconsciência e coma.

Respiratory Detention

As condições médicas que causam o enfraquecimento dos pulmões podem resultar em níveis perigosamente elevados de dióxido de carbono. Se os músculos não são fortes o suficiente para expandir os pulmões para inalar suficientemente, apenas uma pequena quantidade de ar e pouco ou nenhum dióxido de carbono é exalado. Se não for tratada, isso leva a níveis de oxigênio mais baixos e mais baixos e, eventualmente, à interrupção da respiração.