casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Como misturar o SAE 10W-30 com 5W-30

Com o advento das últimas décadas de lojas de troca rápida de óleo, a maioria dos proprietários de automóveis não muda mais seu próprio petróleo. Mas muitas vezes eles acham que é necessário adicionar óleo entre as mudanças para manter os níveis de óleo e garantir o desempenho do motor. Os proprietários de carros podem não se lembrar de qual categoria de óleo está em seus carros, ou eles podem ter uma marca ou classe diferente do que está atualmente em seus motores. Eles se preocupam em misturar 5W-30, por exemplo, com 10W-30 e como fazê-lo. Este é um processo simples e seguro.

Determine o tipo de óleo atualmente em seu carro. Verifique seus registros de serviço ou leia o rótulo na lata de óleo que fica na prateleira de sua garagem.

Abra o capô do seu carro e remova a vareta do óleo. Anote o nível do fluido e determine a quantidade de óleo que você precisa adicionar (a vareta normalmente indicará a quantidade adequada a ser adicionada, como "ADD 1 QUART" ou "FILL TO HERE").

Limpe a vareta com um pano e coloque no recipiente.

Remova a tampa de enchimento de óleo e coloque um funil na abertura.

Despeje a quantidade adequada de óleo no reservatório de abastecimento de óleo.

Remova a vareta e faça outra leitura. Continue a adicionar óleo ao reservatório de abastecimento de óleo até obter o nível adequado.

Substitua a vareta e fixe a tampa do filtro de óleo. Feche o capô.

Ligue o seu carro e verifique o nível de óleo novamente enquanto o motor está funcionando.

Coisas necessárias para

>

Óleo

Funil

Rag

Dicas

Se o seu carro contém um óleo típico de várias especificações, como 5W- 30 ou 10W-30, você pode usar a maioria dos óleos de várias classes para "reabastecer" o óleo e elevá-lo a um nível adequado. Misturar a viscosidade do óleo não afeta o motor. 5W30 e 10W30 são muito próximos em viscosidade. O manual do proprietário especificará o tipo de óleo a ser usado no seu carro - como o SAE 5W-30.

"SAE" é a Society of Automotive Engineers, que criou um padrão para identificar as características de viscosidade do óleo do motor. "W" significa "inverno" e indica as propriedades de viscosidade a baixa temperatura do óleo; 30 refere-se às propriedades de alta temperatura ou viscosidade de operação. Este é um exemplo de um óleo "multi-grade", que permite operar um motor em temperaturas frias e quentes.

Advertências

Embora a maioria dos óleos para motores de várias classes sejam intercambiáveis e possam ser usados em combinação, seja cauteloso ao misturar aleatoriamente minerais (óleo "natural" derivado estritamente do petróleo) e óleos sintéticos. Embora a mistura de óleos de vários graus desses dois tipos raramente cause problemas, é melhor verificar com um especialista antes.

Misturar óleos como 5W-30 e 10W-30 deve ser limitado a mudanças entre óleo e em emergências. O fabricante do seu carro determinou o óleo adequado para o seu carro. Ao realizar uma troca total de óleo - seja a cada 3.000 milhas ou a cada dois anos - siga as diretrizes do manual do proprietário.

, , ] ]