casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Efeitos do hidróxido de sódio em uma piscina

O principal efeito do hidróxido de sódio é aumentar o pH da água da piscina em piscinas com bombas de alimentação química. O pH é uma medida de quantos íons de hidrogênio estão na água. Quanto menor o número, até zero, mais ácida a água, e quanto maior o número, até 14, mais básica é a água.

Efeitos do pH baixo

Idealmente, a água da piscina deve estar entre um pH de 7,4 e 7,6 e não deve ficar fora do intervalo de 7,2 a 7,8. Se cair abaixo de 7, a água pode causar irritação nos olhos dos nadadores. O cloro será menos eficaz em água ácida. Peças de metal e peças da bomba podem corroer com o tempo. Se isso acontecer, o hidróxido de sódio adicionado à água pode contrariar o problema.

Efeitos do pH elevado

Quando o pH sobe acima de 8, o cloro se torna menos eficaz e o carbonato de cálcio branco escamoso ou o carbonato de magnésio podem se formar ao redor do piscina. A água também pode parecer turva. O filtro terá que trabalhar mais e a irritação dos olhos também pode resultar, embora menos severa do que na água ácida. Adicionar excesso de hidróxido de sódio pode ter esses efeitos.

Alcalinidade total

Alcalinidade total é uma medida da facilidade com que o pH de uma solução muda quando ácidos ou bases são adicionados. A alcalinidade total deve estar entre 80 e 150 ppm. Se a alcalinidade total for muito alta, será difícil ajustar o pH. Se estiver muito baixo, o pH pode flutuar muito e ser difícil de ajustar sem ultrapassar.

Efeito da alcalinidade total no hidróxido de sódio

O hidróxido de sódio não afeta a alcalinidade total, mas a alcalinidade total altera a forma como o hidróxido de sódio afetará o pH da piscina. Se a alcalinidade total for muito alta, pode ser difícil aumentar o pH com hidróxido de sódio. Se for demasiado baixo, o hidróxido de sódio terá um efeito mais pronunciado no pH por quantidade adicionada.