casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Por que eu sou sensível à cafeína?

Todos são sensíveis à cafeína em um grau ou outro. A sensibilidade à substância é o que faz com que ela afete o sistema nervoso central, resultando em estimulação. Algumas pessoas são mais sensíveis à cafeína do que outras, mas se você desenvolver sintomas graves depois de consumir a substância, poderá ter uma alergia ou consumir muito. Converse com seu médico sobre quais sintomas são efeitos colaterais normais e quais não são.

Sensibilidade à cafeína

O corpo humano é sensível à cafeína. Aumenta a consciência mental e ajuda você a ficar acordado por mais tempo. A substância está presente em refrigerantes, chá, café, bebidas esportivas, chocolate e certos medicamentos. Depois de consumir cafeína, a substância entra na corrente sanguínea em minutos e afeta o cérebro. Uma dose moderada de cafeína é de cerca de 200 a 300 miligramas por dia. Se você não está acostumado a ingerir cafeína, você pode experimentar uma sensibilidade maior do que alguém que consome cafeína diariamente.

Efeitos colaterais comuns

Alguns efeitos colaterais do consumo de cafeína são normais. Efeitos colaterais típicos incluem um aumento da freqüência cardíaca, diarréia, tontura, náuseas, vômitos, dificuldade para dormir, tremores, irritabilidade, nervosismo, nervosismo e hiperglicemia, de acordo com Drugs.com. A gravidade desses efeitos colaterais comuns difere entre os indivíduos. Se você for mais sensível à cafeína do que uma pessoa comum, considere reduzir seu consumo diário.

Alergia

Se você desenvolver sintomas graves ao ingerir uma pequena quantidade de cafeína, poderá ter uma alergia. Uma reação alérgica à cafeína faz com que seu sistema imunológico reaja exageradamente a qualquer quantidade de cafeína. O sistema imunológico confunde a substância como um intruso e cria um sistema de defesa que ativa os anticorpos da imunoglobulina E, a histamina e outros produtos químicos. Os sintomas comuns de uma reação alérgica à cafeína incluem falta de ar, urticária e inchaço facial, labial, na garganta ou na língua.

Overdose

Quanto mais cafeína você ingerir, maior a probabilidade de desenvolver efeitos colaterais . Drugs.com recomenda não consumir mais de 1.000 miligramas por dia. Se você suspeitar que sofreu uma overdose de cafeína, procure atendimento médico imediato para evitar mais complicações. Os sinais de uma overdose de cafeína incluem vômitos, febre, tontura, diarréia, convulsões, confusão, alucinações, alterações no estado de alerta, batimento cardíaco irregular, ritmo cardíaco acelerado, aumento da micção, espasmos musculares e aumento da sede, segundo o MedlinePlus.