casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Como consertar um Seroma

Um seroma é uma coleção de fluido semelhante a um tumor que ocorre em um local cirúrgico ou após um trauma. Eles são formados por um acúmulo de linfa, que é um fluido feito em parte dos glóbulos brancos. Eles são uma parte normal do processo de cura do seu corpo, e pequenos seromas se formam após todas as incisões cirúrgicas. Eles aparecem como caroços cheios de líquido amarelo ou branco, e não são uma condição de risco de vida por si mesmos. Eles se tornam um problema quando o fluido continua a coletar, muitas vezes resultando em dor e ameaça de infecção. Neste ponto, a intervenção médica é necessária. Embora existam algumas coisas que você pode fazer em casa para gerenciar seus seromas, somente seu cirurgião ou médico pode sugerir ou administrar o tratamento adequado. Nenhum medicamento trata ou cura seromas; os médicos permitem que resolvam sozinhos ou drenam.

Mantenha os tubos de drenagem. Após a cirurgia, o seu médico pode ter montado um dispositivo de drenagem para a sua ferida. Pergunte ao seu cirurgião para cuidados específicos e instruções de higiene. Em geral, não durma do mesmo lado do tubo. Esvazie o dreno conforme necessário. Mantenha as mãos muito limpas ao trocar o curativo ou manusear o tubo.

Consulte o seu cirurgião ou médico para obter o seroma drenado. Se o seroma se tornar grande o suficiente para causar dor ou interferir no seu estilo de vida, seu cirurgião pode precisar de drenagem. Usando uma agulha, o cirurgião drenará o máximo de líquido possível, tornando o seroma menor. Em condições extremas, o seu médico irá realizar outra cirurgia para remover o seroma.

Marque uma consulta com seu médico o mais rápido possível se tiver problemas com o seu seroma. Eles podem levar de um mês a um ano para curar, e você não deveria ter que viver com dor e desconforto durante a recuperação. Observe a condição e o tamanho do seu seroma e avise seu médico se ele estiver ficando maior, não reduzindo gradualmente em tamanho, se o fluido começar a drenar, ou se houver vermelhidão, calor e sensibilidade no local. Conversar com seu médico assim que puder ajudará a evitar complicações.

Saiba quando procurar atendimento médico imediato. Os seromas podem ser infectados e infecções graves podem ser fatais. Ligue para o 911 se os sintomas incluírem drenagem de pus do seroma, febre maior que 101 graus, dor intensa, ritmo cardíaco acelerado ou se a ferida abrir de forma significativa. Estes indicam uma infecção grave.