casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Toxicidade do óleo de folha de cedro

O óleo de folha de cedro, ou CLO, vem de um gênero de árvores conhecido como Thuja, que inclui árvores de cedro coníferas. O nome vem da palavra grega “thuo”, que significa “sacrificar”. A madeira foi queimada como parte dos sacrifícios aos deuses. Os nativos americanos ainda usam sua fumaça para elevar as orações a Deus. CLO contém uma potente substância neurotóxica chamada tujona. Nenhum estudo atualmente documenta o uso seguro e eficaz do óleo de folha de cedro, e seu uso médico não é recomendado.

Componentes químicos O óleo volátil produzido por folhas e galhos de cedro contém cerca de 65% de tujona, que é um hidrocarboneto e um produto químico tóxico. Borneol, finchone, picine, cânfora, limoneno, tanino, myrcin e thujin também são encontrados em CLO.

Purported Usos

Óleo de folha de cedro tem sido usado por milhares de anos como um remédio herbal. Ele tem sido usado como um abortivo, um emenagogo, um diurético e um remédio para distúrbios estomacais. Às vezes é aplicado externamente para aliviar a dor da artrite e é usado como um vermífugo contra parasitas. Aplicado topicamente, o óleo de folha de cedro tem sido usado para tratar fungos, aftas e eczema na pele. Foi usado contra vírus e tumores. Rico em vitamina C, as folhas têm sido usadas para o escorbuto, e um extrato tem sido usado para tratar a gripe tipo A. A tuia também é popular como preparação homeopática.

Apesar do uso prolongado da CLO em fitoterapia, bem projetado estudos sobre a eficácia desta erva são praticamente inexistentes. Óleo de folha de cedro não é reconhecido como seguro e eficaz para qualquer uso médico e tem efeitos colaterais graves e toxicidades.

Efeitos colaterais

Óleo de folha de cedro pode causar contrações do útero, produzindo aborto espontâneo. Ataques de asma, irritação gastrointestinal, estimulação do sistema nervoso, espasmos, convulsões, alucinações e danos ao fígado e rins podem ocorrer com o uso de óleo de folha de cedro. Alergias

Pessoas com alergia ao pólen de cedro devem evitar o uso de CLO . A exposição pode causar coceira, inchaço ou vermelhidão da pele. Dificuldade ou dor na respiração, aperto no peito e inchaço da boca, lábios, face e garganta são possíveis com alergias thujone. Procure ajuda médica imediatamente se tiver esses sintomas.

Toxicities

A tuujona é uma neurotoxina encontrada no absinto, em alguns polidores de móveis, no óleo CLO e em algumas preparações homeopáticas. Os sintomas de intoxicação por tuiona podem incluir dificuldade para respirar, inchaço na garganta, ardor nos olhos, ouvidos, lábios, nariz, garganta ou pulmões, queimaduras esofágicas, dor abdominal, vômitos - às vezes - colapso circulatório - sangue, pressão arterial baixa, perda de visão, convulsões, letargia, coma, queimadura na pele ou irritação.

Se você suspeitar de intoxicação por tuujona, não induza o vômito. Procure ajuda médica imediatamente. Ligue para o 911 e peça informações ao centro de controle de envenenamento.

Precauções

Mulheres grávidas ou amamentando não devem usar o CLO devido à possibilidade de aborto espontâneo. A CLO deve ser mantida fora do alcance de crianças e não utilizada nesta população devido à sua toxicidade.

Pessoas com úlceras gastrointestinais ou outras condições devem evitar o óleo de folhas de cedro, assim como aquelas com distúrbios convulsivos.

Atualmente, não há usos medicamente reconhecidos para o óleo de folhas de cedro. Seu uso não é recomendado.