casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

O que fazer se o desinfetante para as mãos fica nos olhos

A ênfase recente na prevenção da gripe causou um aumento no uso de desinfetante para as mãos - um gel à base de álcool que mata vírus e bactérias quando aplicado nas mãos. O desinfetante para as mãos é uma alternativa conveniente, segura e eficaz quando não é possível lavar as mãos com água e sabão, mas é importante saber o que fazer se você acidentalmente colocar um desinfetante nas mãos em seus olhos. p> Por que é prejudicial obter o desinfetante para as mãos em seus olhos? A maioria dos produtos desinfetantes para as mãos contém pelo menos 60% de álcool - geralmente etanol ou isopropanol - o que os torna tão eficazes contra vírus e bactérias. Mas quando você recebe álcool em seus olhos, ele queima e irrita.

Muitos produtos desinfetantes para as mãos também contêm vários óleos vegetais, que também podem irritar os olhos.

Como tratar o produto

você obtém desinfetante para as mãos em seus olhos, seu objetivo imediato é diluir e depois remover o álcool. O antídoto são grandes quantidades de água morna: despeje o máximo possível sobre a superfície do olho por 10 a 15 minutos. (Você pode derramar repetidamente de um copo ou usar uma corrente suave de água da torneira). Verifique se a água não está muito quente ou muito fria; deve sentir-se confortável em seus olhos. A água precisa enxaguar completamente a superfície do olho, então remova as lentes de contato. Ele também precisa remover traços de álcool das membranas mucosas dentro de suas pálpebras, então pisque rapidamente enquanto derrama a água em seu olho.

Se o desinfetante estiver em apenas um olho, tenha cuidado para não contaminar o outro olho. . Mantenha o olho não lesionado bem fechado e incline a cabeça para que o olho ferido esteja voltado para baixo.

Se os olhos ainda estiverem vermelhos, irritados ou queimando após o tratamento, consulte seu médico.