casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Permanganato de potássio e ácido sulfúrico

O permanganato de potássio e o ácido sulfúrico, quando combinados, formam o heptoxido de manganês. Embora tanto o permanganato de potássio como o ácido sulfúrico sejam amplamente utilizados em ambientes industriais, o heptoxido de manganês tem poucos usos conhecidos, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA). Como o permanganato de potássio, o ácido sulfúrico e o heptaxido de manganês podem causar queimaduras e outros ferimentos, você deve sempre usar equipamento de segurança apropriado e trabalhar com esses produtos químicos apenas em uma área bem ventilada. Siga sempre as instruções no rótulo.

O permanganato de potássio também é conhecido como ácido permanganico, sal de potássio e cristais de Condy, de acordo com a Folha de Dados de Segurança de Materiais. Sua fórmula química é KMnO4. O ácido sulfúrico também pode ser chamado de óleo de vitríolo ou ácido de Babcock e tem uma fórmula química de H2SO4, de acordo com sua Ficha de Dados de Segurança de Materiais. O resultado da combinação desses dois produtos químicos é o heptoxido de manganês, comumente conhecido como óxido de manganês (VII). Sua fórmula química é Mn2O7.

Usos

O permanganato de potássio é amplamente utilizado em plantas industriais para o tratamento de águas residuais. Também é usado em estações de tratamento de água para remover sabores e odores desagradáveis ​​da água e prevenir o crescimento de bactérias e outros microorganismos. Apesar de muitas plantas de tratamento preferirem o permanganato de potássio ao cloro, porque o permanganato de potássio não tem cheiro forte de cloro, o permanganato de potássio não é um bom desinfetante, de acordo com a EPA. Ácido sulfúrico é usado principalmente para fazer fertilizante. Também é usado para fazer corantes, tintas, plásticos e borracha. O heptoxido de manganês é raramente usado na fabricação devido à sua natureza extremamente volátil, de acordo com a Folha de Dados de Segurança de Materiais. Reação

O permanganato de potássio e o ácido sulfúrico se combinam para formar o heptoxido de manganês, um composto altamente volátil. Embora o permanganato de potássio seja uma substância branca cristalina e o ácido sulfúrico seja um líquido claro e espesso, o composto que produzem, o heptoxido de manganês, é verde-escuro com um vapor roxo. O heptoxido de manganês seca para formar cristais vermelho-escuros, que são tão voláteis quanto a forma líquida, de acordo com a Folha de Dados de Segurança dos Materiais.

Advertência

Permanganato de potássio, ácido sulfúrico e manganês são altamente corrosivos e causar queimaduras graves se entrarem em contato com seus olhos, pele ou membranas mucosas, de acordo com as Folhas de Dados de Segurança de Materiais. Qualquer ferimento pode ser permanente. Além disso, a exposição a longo prazo ao permanganato de potássio pode causar danos crônicos e permanentes ao sistema nervoso central, enquanto a exposição prolongada ao ácido sulfúrico pode causar câncer, de acordo com suas Folhas de Dados de Segurança de Materiais. Sempre use óculos de segurança, luvas de máscara e jaleco ou avental ao manusear esses produtos químicos, e sempre trabalhe em uma área bem ventilada que tenha equipamentos de segurança e primeiros socorros disponíveis. Se você entrar em contato com qualquer um desses compostos, ligue para os serviços de emergência imediatamente. Armazenamento e Manuseio O permanganato de potássio deve ser armazenado em uma área fresca e seca, longe de fontes de ignição e coisas que queimam facilmente. como madeira, óleo ou papel, de acordo com sua MSDS. Quaisquer derrames devem ser limpos com um varredor molhado para evitar a liberação de poeira no ar. Da mesma forma, o ácido sulfúrico deve ser armazenado em uma área fresca e seca, longe da luz solar direta. O heptoxido de manganês é extremamente volátil e pode explodir ao entrar em contato com o ar. Se você derramar heptaxide de manganês, use um vácuo para limpá-lo. Não use água, pois o heptoxido de manganês explodirá em contato com a água, de acordo com sua MSDS.