casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

O que eleva os níveis de glicose no sangue

A glicose é o açúcar que circula no sangue e serve como principal fonte de energia do corpo. A digestão e decomposição de alimentos contendo carboidratos em sua forma mais simples produzem glicose. A glicose do sangue de uma pessoa sobe depois que ela come, mas certos alimentos têm mais impacto sobre os níveis de glicose do que outros. Medicamentos, estresse, doença e falta de exercício também podem afetar os níveis de glicose em pessoas com diabetes ou resistência à insulina. Carboidratos aumentam a glicose Os carboidratos são encontrados em todos os alimentos que contêm amido, fibra ou açúcar. Cada um deles causará um aumento nos níveis de glicose no sangue quando digerido, mas a taxa e o nível de aumento podem variar com cada tipo de carboidrato. Alimentos ricos em amido e fibras também são chamados de carboidratos complexos e, em geral, aumentam a taxa de açúcar no sangue mais lentamente. Alimentos ricos em açúcar, ou carboidratos simples, elevarão a glicose no sangue mais rapidamente e, às vezes, muito mais.

Amido é um carboidrato lento

Amido pode vir de vegetais, legumes ou grãos. Alimentos ricos em amido que são ricos em fibras aumentam a glicose no sangue mais lentamente porque demoram mais para serem digeridos e degradados. Alimentos ricos em fibras também causam menos aumento de glicose no sangue, porque a fibra é a parte das plantas que é indigesta, por isso não contribui com glicose. A American Diabetes Association recomenda escolher amidos nutritivos e ricos em fibras, como a maioria dos vegetais; leguminosas, incluindo feijão, lentilhas ou grão de bico; e grãos integrais como aveia, arroz integral ou pães integrais e cereais. Alguns alimentos ricos em amido são mais rápidos para o organismo digerir e, como resultado, aumentam a glicose mais rapidamente. Estes incluem vegetais ricos em amido, como batatas brancas, milho ou ervilhas e grãos refinados, como pão branco, arroz ou macarrão. O açúcar é um outro tipo de carboidrato que aumenta os níveis de glicose no sangue rapidamente. Alguns alimentos como frutas ou leite contêm açúcar natural, e outros alimentos como sobremesas ou doces contêm açúcares adicionados. O açúcar nesses alimentos é às vezes chamado de açúcar simples, ou carboidrato de ação rápida, porque é facilmente digerido pelo corpo e, como resultado, aumenta a glicose no sangue rapidamente. Os alimentos que são ricos em açúcar simples incluem qualquer tipo de fruta fresca ou seca ou suco de frutas, leite ou iogurte, e quaisquer doces ou assados. Sobremesas e doces com muito açúcar adicionado podem aumentar a glicose no sangue muito rapidamente. Para indivíduos com diabetes, tais alimentos doces podem às vezes causar níveis de glicose no sangue a disparar.

Medicamentos ou hormônios também podem ser culpados

Às vezes, a glicose pode aumentar devido a alterações hormonais, como no caso de diabetes gestacional durante a gravidez, ou de medicamentos, como certos corticosteróides ou medicamentos psiquiátricos. Para indivíduos com diabetes ou resistência à insulina, a glicose no sangue geralmente aumenta se os medicamentos não forem tomados nos horários corretos, conforme prescrito. Estresse, doença ou infecção, exercícios inadequados ou diminuição da atividade física também podem aumentar o açúcar no sangue. É importante ter uma dieta balanceada com carboidratos saudáveis, fazer exercícios e ter sua glicemia controlada regularmente. Segundo o Programa Nacional de Educação sobre Diabetes, 7 milhões de americanos não sabem que têm diabetes.