casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Aditivos alimentares para evitar com gota

Além de evitar alimentos que são muito ricos em purinas, as pessoas com gota precisam evitar quaisquer aditivos que desencadeiem um surto. A gota ocorre quando os cristais de ácido úrico se acumulam nas articulações, geralmente no dedão do pé. Nem todo mundo é sensível aos mesmos aditivos ou ao mesmo grau. Trabalhe com seu médico para determinar se você precisa limitar ou evitar completamente os aditivos alimentares que podem desencadear um ataque.

Esteja alerta para guanilatos

Ao ler os rótulos dos alimentos, verifique se há guanilato dissódico ou qualquer um de seus derivados. Guanylates são convertidos em ácido úrico e podem desencadear um surto de gota. O guanilato dissódico é usado comercialmente como um intensificador de sabor em alimentos como carnes processadas, molhos de salada, molhos, sopas instantâneas e saladas de frango. É particularmente usado para melhorar sabores de carne em alimentos embalados. Você também pode encontrá-lo listado no rótulo sob os nomes monofosfato de guanosina, guanilato de cálcio, ácido guanílico, guanilato de dipotássio e guanilato de potássio.

Verificar inosinatos

Como guayanatos, inosinato é usado para aumentar o sabor de carne em alimentos embalados e é convertido em ácido úrico em seu corpo. É comumente usado junto com guayanates para um efeito combinado de melhoria de sabor. Você encontrará em misturas de sopa em pó, caldos, molhos, temperos e condimentos à base de soja, pratos de cogumelos, refeições salgadas prontas para consumo e produtos vegetais secos ou desidratados. Inosinato também pode ser listado como inosinato de sódio, inosinato de cálcio ou inosinato de potássio.

Mantenha-se atento para o MSG

O glutamato monossódico é usado para melhorar o sabor salgado de uma variedade de alimentos. Os dados disponíveis sugerem que as pessoas com gota podem ter uma capacidade prejudicada de degradar o glutamato, de acordo com uma revisão publicada na edição de janeiro de 2014 do EPMA Journal. Os autores encontraram evidências de que pessoas com gota têm níveis elevados de glutamato e que podem ter um papel nos altos níveis de ácido úrico. MSG também é comumente usado com aditivos que são convertidos em ácido úrico, como inosinatos e guanilatos. Este aditivo pode ser listado como proteína vegetal hidrolisada, proteína vegetal texturizada ou extrato de levedura.

Certos aditivos doces

O xarope de milho com alto teor de frutose e açúcar de mesa são aditivos extremamente utilizados para dar a muitos alimentos um sabor adocicado. As bebidas adoçadas com qualquer um desses aditivos aumentam o ácido úrico e aumentam o risco de surtos de gota em pessoas com uma determinada variante genética, de acordo com um estudo publicado na edição de dezembro de 2014 da revista Annals of Rhuematic Diseases. Beber menos bebidas adoçadas com açúcar ou HFCs ajuda a controlar a gota, segundo os autores.