casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

A diferença entre ácido cítrico, ácido ascórbico e ácido sórbico

Um ácido é um composto químico com um pH inferior a 7. Os ácidos fortes têm um pH entre 0 e 4, enquanto os ácidos fracos têm um pH entre 4 e 7. Todos os ácidos são doadores de hidrogênio. Um ácido dará um hidrogênio a um composto alcalino chamado base. Ácidos geralmente têm gosto azedo e corroem metais. Enquanto os ácidos cítrico, ascórbico e sórbico caem todos na mesma categoria ampla e compartilham muitas semelhanças, eles também têm suas próprias propriedades e características únicas.

O ácido cítrico, asorbico e sórbico são todos compostos comuns. Os ácidos cítrico e asórbico desempenham um papel essencial nos processos bioquímicos do nosso corpo e fazem parte de uma dieta saudável. Ácidos cítrico e sórbico são usados ​​comercialmente como conservantes.

Estrutura Química

O ácido cítrico é um ácido tricarboxílico e é classificado como um ácido orgânico fraco. O ácido ascórbico é considerado um ácido carboxílico. De acordo com o Dr. Murli Dharmadhikari da Iowa State University, o ácido sórbico é um ácido graxo insaturado de cadeia linear altamente reativo. Muitas vezes, é reagido com potássio para produzir sal de potássio para uso comercial.

Ácido Cítrico

Como o nome indica, o ácido cítrico é um composto natural encontrado em frutas cítricas, como laranjas, limões e limas. Seu papel biológico mais famoso está no ciclo do ácido cítrico - uma parte essencial do metabolismo e produção de energia para muitos organismos. O ácido cítrico também é usado como conservante natural em alguns alimentos e bebidas e é um produto de limpeza ecologicamente correto.

Ácido Ascórbico

Muitas frutas e vegetais, incluindo laranjas, espinafre, tomates e frutas silvestres, são ricos em ácido ascórbico - mais conhecido como vitamina C. Como o ácido ascórbico é solúvel em água, o corpo não pode armazená-lo, e a vitamina deve ser obtida a partir de fontes alimentares. O ácido ascórbico está envolvido na cicatrização de feridas, produção de colágeno e suporte de ossos e dentes. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, deficiência de vitamina C pode ter conseqüências muito graves, incluindo hipertensão, acidente vascular cerebral e doença da vesícula biliar.

Ácido Sórbico

O ácido sórbico foi isolado pela primeira vez de bagas de cinzas de montanha em 1800 e desde então se tornou um ingrediente comum em alimentos produzidos comercialmente. O ácido sórbico tem propriedades antimicrobianas e antifúngicas - em outras palavras, inibe o crescimento de alguns tipos de bactérias e fungos. O ácido sórbico é freqüentemente usado em vinícolas porque impede o crescimento de organismos que estragam os vinhos doces.