casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Espinafres crus e danos aos rins

Elogiado por sua textura nítida e abundância nutricional, o espinafre cru é um superstar entre os vegetais, contendo compostos que podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares e câncer. Apesar de seus benefícios para a saúde, o espinafre também contém um tipo de antinutriente que pode se ligar aos minerais e potencialmente causar pedras nos rins. Embora o espinafre cru geralmente não cause nenhum tipo de dano renal, você pode precisar ter cuidado com este vegetal se você tem uma doença renal ou uma história de pedras nos rins.

Pedras Renais

Espinafre cru é alta em um tipo de sal chamado oxalato, que tem uma tendência a se ligar ao cálcio mineral. Quando oxalato se junta com excesso de cálcio em seus rins, pode formar compostos duros e amarelados chamados pedras nos rins. Embora a maioria das pedras nos rins saia do seu corpo sem causar danos, em alguns casos elas podem se tornar tão grandes quanto bolas de golfe, causar dor nas costas ou abdominal severa, provocar vômito, levar a febre ou resultar em urina com sangue. em rins danificados

Espinafre cru contém quantidades relativamente elevadas de potássio, fornecendo 167 miligramas por xícara. Alimentos com alto teor de potássio podem ser perigosos se você já tiver danos renais graves: A função reduzida dos rins faz com que o potássio se acumule na corrente sanguínea, afetando potencialmente o ritmo cardíaco. Mesmo que seja improvável que o espinafre danifique seus rins o suficiente para causar insuficiência renal, talvez seja necessário limitar a ingestão desse vegetal e outros alimentos ricos em potássio se você tiver doença renal avançada.

Protegendo seus rins

Proteger seus rins das pedras pode ser tão simples quanto cozinhar seu espinafre antes de comê-lo. De acordo com um estudo publicado no "Journal of Agriculture and Food Chemistry", o cozimento remove o oxalato solúvel em água da maioria dos vegetais, com a fervura removendo até 87% do oxalato e vaporizando até 53%. Embora a maioria das pessoas possa consumir com segurança o espinafre cru sem desenvolver problemas renais, pode ser necessário limitar a ingestão de espinafre cru e cozido, se tiver uma história de cálculos renais de oxalato de cálcio. > Consulte o seu médico se você tiver sinais de cálculos renais graves, como sangue na urina, febre, calafrios, urina turva ou fétida, vômitos, ardor durante a micção ou dor intensa no seu lado ou nas costas. Esses sintomas podem indicar que você tem cálculos renais que são muito grandes para passar naturalmente pelo corpo e podem requerer procedimentos médicos, como ureteroscópio, cirurgia de túnel ou ondas de choque para remover.