casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Vaginose bacteriana e acidófilo probiótico

A vaginose bacteriana ocorre quando as condições do trato vaginal mudam e permite que as bactérias anaeróbicas superlotem e eliminem as bactérias benéficas naturais que normalmente residem lá. Infecções bacterianas, como a vaginose bacteriana, podem ser tratadas com probióticos, como o acidófilo. Você deve conversar com um médico sobre o uso de probióticos para o tratamento de vaginose bacteriana antes de tentar tratar-se.

Acidophilus

Acidophilus é um tipo de bactéria pertencente ao grupo Lactobacillus, uma das bactérias amigáveis, ou probióticos. Seu nome completo é Lactobacillus acidophilus, ou L. acidophilus. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, é o probiótico mais comumente usado. Probióticos como L. acidophilus trabalham no corpo para afastar as bactérias hostis que podem causar doenças.

Uso

O uso de L. acidophilus para combater a vaginose bacteriana é baseado na observação de que, quando uma infecção por vaginose bacteriana toma conta, lactobacillus natural no trato vaginal se esgotam. O L. acidophilus probiótico também libera o peróxido de hidrogênio, que, acredita-se, altera o pH do trato vaginal, tornando-o menos hospitaleiro para as bactérias invasoras. Alguns pequenos estudos clínicos que encontraram este probiótico útil para tratar esta condição, de acordo com MayoClinic.com. Estudos clínicos maiores e adicionais são necessários para determinar definitivamente a eficácia de L. acidophilus contra a vaginose bacteriana.

Opções

L. acidophilus podem ser comprados como culturas ativas vivas ou culturas secas. L. acidophilus liofilizado vem em forma de granulado, pó, comprimido ou cápsula. Uma versão líquida contendo culturas vivas também está disponível. Probióticos, incluindo L. acidophilus, são frequentemente adicionados ao iogurte, leite, miso ou tempeh.

Dosagem

Cápsulas ou comprimidos contendo L. acidophilus podem ser inseridos como um supositório vaginal. Supositórios devem conter entre 10 milhões e 1 bilhão de unidades formadoras de colônias por comprimido e você pode usar 1 ou 2 comprimidos por dia. Alternativamente, L. acidophilus pode ser tomado por via oral em doses de 1 a 2 bilhões de organismos vivos por dia. Outra opção é consumir 8 oz. tub de iogurte com L. acidophilus culturas ativas ao vivo diariamente. Mais de 1 a 2 bilhões de bactérias em uma dose podem causar efeitos colaterais leves, como gases, náusea e diarréia. Doses menores que 1 bilhão de bactérias podem não ser suficientes para colonizar o trato vaginal.

Alternativas

Um tratamento alternativo para a vaginose bacteriana é tomar um medicamento chamado metronidazol, que mata as bactérias responsáveis pela doença. Tomar um suplemento probiótico ou comer iogurte com L. acidophilus enquanto também está sendo tratado com metronidazol pode aumentar a eficácia do tratamento. No entanto, você deve discutir o uso de probióticos com o seu médico antes de usá-los em conjunto com outro tratamento. , , ] ]