casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Os probióticos ajudam na constipação?

É provável que você tenha uma ou mais crises de constipação durante a sua vida. Algumas das causas prováveis ​​desta condição incluem uma dieta pobre em fibras, não beber água suficiente, tomar antiácidos, estresse ou um problema de saúde, como a síndrome do intestino irritável. Remédios naturais, como tomar probióticos podem fornecer alívio muito necessário. No entanto, se você sofre de constipação freqüentemente, consulte o seu médico.

Evidence

Probióticos são bactérias saudáveis ​​que mantêm o intestino saudável e podem tratar uma variedade de problemas de saúde. Em um estudo publicado no "Journal of Clinical Gastroenterology" em setembro de 2010, uma equipe de pesquisadores italianos descobriu que as alcachofras enriquecidas com a cepa probiótica Lactobacillus paracasei ajudaram a tratar a constipação, reduzindo a distensão abdominal e a sensação de eliminação incompleta.

No entanto, os resultados do estudo são mistos. Por exemplo, um estudo publicado na edição de junho de 2011 da revista "Pediatrics" descobriu que os probióticos aumentaram a frequência das fezes em crianças com constipação, mas não foi mais eficaz do que o produto de controle. Os pesquisadores sugerem, no entanto, que a falha nos estudos pode ser devido ao período de tempo que os probióticos são tomados. Além disso, vale a pena notar que existem dezenas de espécies e cepas de probióticos e eles têm efeitos diferentes no corpo. É possível que determinadas espécies e linhagens sejam mais benéficas para o tratamento da constipação do que outras.

Dosagem

Você pode obter probióticos a partir de alimentos fermentados, como iogurte e kefir, ou em forma de suplemento. A dose diária típica de probióticos para adultos é entre 1 bilhão e 10 bilhões de organismos viáveis ​​tomados em três a quatro doses divididas, de acordo com Leslie Beck, uma nutricionista e autora de “The Complete AZ Nutrition Encyclopedia”. "-quarter to one-half of the adult dose.", 3, [[No entanto, consulte o conselho do seu médico antes de dar probióticos ao seu filho para tratar um problema médico.

Precauções

Os probióticos geralmente são seguros, mas podem causar aumento do gás digestivo e causar inchaço ou flatulência. Esses sintomas geralmente passam quando seu corpo se acostuma com os probióticos. Se você tem uma condição médica, como pancreatite ou se você tem uma doença imunossupressora, como o HIV, consulte o seu médico antes de tomar probióticos para a constipação.