casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

A diferença entre conflito construtivo e destrutivo

Para a maioria de nós, a experiência de conflito nas relações interpessoais é negativa; mas não precisa ser. Conflito, na verdade, pode ser positivo ou negativo, construtivo ou destrutivo, baseado em como nos aproximamos, nos envolvemos e navegamos no conflito. Desentendimentos com membros da família, amigos e colegas de trabalho não precisam ser experiências prejudiciais ao relacionamento. Os argumentos nem sempre precisam terminar mal. Em vez disso, conflitos construtivos podem ocorrer, e nossos relacionamentos podem ser fortalecidos, em vez de enfraquecidos pelo conflito.

Definição sem Conflito

Conflito destrutivo ocorre quando duas ou mais pessoas se envolvem em ações e comportamentos que resultam em aumento antagonismo em vez de resolução de conflitos. Por exemplo, quando dois colegas de trabalho começam a fazer ataques verbais e usam gestos ameaçadores durante uma discussão, o conflito entre eles se torna destrutivo. O conflito construtivo, por outro lado, ocorre quando as pessoas expressam discordância sem hostilidade e com um compromisso com a resolução efetiva do conflito. Por exemplo, dois membros da família podem discutir uma área de discordância até que uma resolução mutuamente acordada seja alcançada.

Características conflitantes

As características do conflito destrutivo incluem comentários depreciativos e ataques pessoais, defesa e rigidez. Indivíduos que se envolvem em conflitos destrutivos também podem exibir sinais de competitividade durante o conflito, ou podem tentar evitar completamente o conflito. As características do conflito construtivo incluem apoio e respeito pelos outros, bem como abertura e cooperação. As pessoas que se envolvem em conflitos construtivos concentram-se nos problemas em questão e mantêm o compromisso de resolver o conflito com sucesso.

Causas Conflito

Diversos fatores podem contribuir para conflitos destrutivos em relacionamentos pessoais e profissionais. Uma história de conflito não resolvido pode aumentar significativamente o potencial de conflito destrutivo, e experiências passadas com conflitos também podem influenciar a forma como as pessoas reagem a divergências e argumentos. O conflito construtivo muitas vezes resulta de relacionamentos interpessoais saudáveis ​​e confiáveis ​​entre os envolvidos. Isa N. Engleberg e Dianna R. Wynn, em "Working in Groups", explicam que conflitos construtivos ocorrem em relacionamentos onde as pessoas "podem discordar e ainda respeitar umas às outras".

Resultados Conflitados

Conflito destrutivo com frequência contribui para um ciclo contínuo de raiva, medo e isolamento entre indivíduos e dentro de um grupo. Quando conflitos destrutivos ocorrem, as pessoas envolvidas também sentem uma série de emoções negativas, como rejeição, ressentimento e vergonha. O conflito construtivo, por outro lado, tem muitos benefícios positivos, incluindo sentimentos de segurança e bem-estar. Dan O'Hair, Gustav W. Friedrich e Lynda Dee Dixon, em "Comunicação Estratégica nos Negócios e nas Profissões", explicam que quando ocorrem conflitos construtivos, as pessoas se adaptam melhor às situações de conflito e tomam decisões mais efetivas para a resolução.

Recomendações Pacíficas

As habilidades de resolução de conflitos, como controlar a agressão verbal e praticar a escuta ativa, podem ser aprendidas. De fato, quanto mais você aprender por que o conflito ocorre e como resolvê-lo efetivamente, mais você se tornará adepto da negociação de conflitos em relacionamentos pessoais e profissionais. Melhorar suas habilidades de comunicação não verbal sozinho, como fazer contato visual apropriado, usar expressões faciais encorajadoras e manter expressões vocais calmas durante uma discussão, pode contribuir consideravelmente para desarmar situações de conflito potencialmente destrutivas.