casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Características dos leucócitos

Os leucócitos, ou células brancas do sangue, são vitais para a capacidade do corpo de combater infecções e promover a cura. Existem cinco tipos de leucócitos, cada um com morfologias e funções distintas. De acordo com Gary Thibodeau, PhD, e Kevin Patton, PhD, autores do "Corpo Humano em Saúde e Doença", os níveis de leucócitos anormais podem indicar sérios problemas de saúde.

Citoplasma Granular vs. Nucleranular

tipos de leucócitos são divididos em duas categorias: granulócitos e não granulócitos. Neutrófilos, eosinófilos e basófilos são granulócitos. Estes contêm grânulos visíveis no citoplasma quando corados e observados ao microscópio. Os não granulócitos incluem linfócitos e monócitos. Esses leucócitos não exibem nenhum grânulo em seu citoplasma.

Núcleos Solares vs. Multilobados

Thibodeau e Patton explicam que os granulócitos têm núcleos multilobados. A configuração desses lobos varia com o tipo de granulócito. Os neutrófilos são descritos como tendo até três ou mais lobos. Eosinófilos e basófilos geralmente têm dois lóbulos para cada núcleo. Os agranulócitos são lobulados de forma única. Os linfócitos geralmente possuem um único núcleo grande e redondo. Os núcleos de monócitos são lobulados e têm a forma de um rim.

Fagocitose versus produção de anticorpos A fagocitose e a produção de anticorpos são dois métodos pelos quais os leucócitos ajudam o sistema imunológico a combater agentes infecciosos e outros corpos estranhos. A fagocitose é um processo no qual um leucócito engolfa e digere microrganismos, irritantes ou células cancerígenas que ameaçam o corpo. Os neutrófilos são particularmente adeptos da fagocitose de pequenos microrganismos. Thibodeau e Patton explicam que os eosinófilos atacam e digerem invasores maiores, como vermes parasitas e protozoários. Os monócitos usam fagocitose para ingerir restos celulares e células cancerosas.

A produção de anticorpos é outra função dos leucócitos. Esse processo é vital para lidar com a ameaça de infecções repetidas. Anticorpos são produzidos por linfócitos em resposta à presença de um invasor estranho, conhecido como antígeno. A exposição subseqüente ao antígeno provocará a liberação de anticorpos que se ligam ao antígeno, matando-o ou tornando-o vulnerável à fagocitose.

Linfóide vs. Diferenciação Mieloide

Todas as células sanguíneas se originam como células-tronco conhecidas como hemocitoblastos. Além desse estágio inicial, o hemocitoblasto pode se diferenciar em granulócito ou não granulócito, dependendo de se originar em tecido linfóide ou mieloide, explica Cheryl Davis, PhD, do Centro de Biologia e Biotecnologia da Western Kentucky University. Os glóbulos brancos que se formam nas glândulas linfáticas se diferenciam das células-tronco em linfócitos ou monócitos. Aqueles que se formam na medula óssea, ou tecido mielóide, tornam-se neutrófilos, eosinófilos ou basófilos.