casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Como a corrida aumenta a capacidade pulmonar?

Ao longo do dia, seus pulmões desempenham um papel importante no fornecimento de oxigênio para as células em todo o corpo. Sem a ação involuntária de seus pulmões, você não poderia sobreviver. Durante a corrida, seus pulmões trabalham em conjunto com o coração e o sistema circulatório para fornecer oxigênio aos músculos que trabalham para a produção de energia, aumentando o volume, a taxa e a troca de gases para manter as pernas bombeando. A respiração, também chamada de ventilação, é um processo impulsionado por uma diferença na pressão do ar entre os pulmões e a atmosfera. A respiração tem duas fases, inspiração e expiração. Durante a inspiração, o seu diafragma e os músculos do seu contrato de caixa torácica, abrindo sua cavidade torácica para fornecer espaço para seus pulmões para inflar. Durante a expiração, os músculos relaxam, encolhendo sua cavidade torácica e empurrando o ar de volta para a atmosfera. Durante uma corrida prolongada, seus músculos ventilatórios podem ficar fatigados, reduzindo sua capacidade de fornecer oxigênio para os músculos das pernas e causando fadiga também.

Respiração

As palavras ventilação e respiração são freqüentemente usadas de forma intercambiável. , mas são aspectos diferentes da função pulmonar. Enquanto a ventilação é o processo de inspirar e expirar, a respiração refere-se à troca de gases dentro dos alvéolos, que são as minúsculas bolsas localizadas no final de sua árvore brônquica, onde o oxigênio é trocado por dióxido de carbono. À medida que o sangue percorre seus pulmões, seus glóbulos vermelhos deixam dióxido de carbono, um resíduo da produção de energia, que é expelido para a atmosfera quando você expira. Ao mesmo tempo, as moléculas de O2 se ligam à hemoglobina, uma proteína em seus glóbulos vermelhos, e são transportadas pelo sangue para o coração, para serem bombeadas por todo o corpo. A respiração também ocorre nas células, onde o dióxido de carbono é descartado e trocado por oxigênio. Durante a corrida, os processos de ventilação e respiração aceleram para atender às demandas de oxigênio nos músculos das pernas.

Volume Corrente O volume corrente de seus pulmões é sua capacidade de inflar. O volume corrente é limitado pelo tamanho dos pulmões, pelo tamanho da cavidade torácica e pela capacidade de contração dos músculos do diafragma e da caixa torácica. Embora o tamanho de seus pulmões e caixa torácica não mude, a força e a resistência de seus músculos inspiratórios podem melhorar com o treinamento, tornando-os mais eficientes na expansão da cavidade torácica e mais resistentes à fadiga durante a corrida. de Corrida

Treinamento de resistência regular traz melhorias na capacidade de seus pulmões para satisfazer o aumento da demanda de oxigênio durante a corrida. De acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças, sua taxa máxima de ventilação pulmonar melhora como resultado do aumento tanto do volume corrente quanto da taxa respiratória. Sua capacidade máxima para a troca de oxigênio e dióxido de carbono aumenta devido a um aumento no fluxo sanguíneo em seus pulmões, especialmente nas regiões superiores. O fluxo aumentado resulta de um efeito de treinamento que aumenta o volume sanguíneo, o diâmetro arterial e o número de capilares no tecido pulmonar.