casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Por que os oito aminoácidos essenciais são importantes?

Como blocos de proteína, os aminoácidos são importantes para a saúde e a função adequada do seu corpo. Existem 22 aminoácidos que seu corpo usa, 14 dos quais seu corpo fabrica sozinho e o restante do qual você recebe através de sua dieta. Os oito aminoácidos restantes são considerados essenciais porque seu corpo não pode fabricá-los. Os aminoácidos estão envolvidos em muitas funções corporais e trabalham juntos para promover a saúde.

Isoleucina e Leucina

Os aminoácidos são encontrados em alimentos como carnes, aves, ovos, peixe, queijo e sementes. A leucina e a isoleucina são dois dos três aminoácidos de cadeia ramificada que constituem um terço do tecido muscular. Eles fornecem combustível muscular, tornando-os um complemento comum para os atletas. Além disso, a isoleucina é uma parte necessária da hemoglobina, a proteína transportadora de oxigênio nos glóbulos vermelhos. Ambos os aminoácidos ajudam os músculos a se recuperarem da atividade extenuante e aumentam a resistência.

Lisina e Metionina

A lisina é necessária para a absorção intestinal de cálcio e é necessária para a formação de colágeno, uma proteína que compõe seus ossos, ligamentos e cartilagem e tendões. Em conjunto com a vitamina C, a lisina produz hidroxilisina, uma substância incorporada ao colágeno. Também ajuda a produzir anticorpos, tornando-se uma parte importante do seu sistema imunológico. A metionina também está envolvida na formação de colágeno e tem a função adicional de ajudar o fígado a metabolizar as gorduras. A metionina é um antioxidante que seu corpo utiliza para neutralizar e prevenir danos causados ​​por moléculas instáveis ​​e altamente carregadas, conhecidas como radicais livres.

Fenilalanina e treonina

A fenilalanina desempenha um papel fundamental na produção de substâncias químicas importantes no cérebro. Seu corpo converte fenilalanina em outro aminoácido chamado tirosina, que é responsável pela fabricação de epinefrina, norepinefrina e hormônios da tireóide, substâncias químicas que ajudam a regular o humor, o apetite, o metabolismo e os ciclos de sono-vigília. A treonina ajuda o corpo a estabilizar o açúcar no sangue e é necessário para a formação do esmalte dentário, colágeno e elastina, uma substância que contribui para a flexibilidade dos músculos, pele e tendões.

Typtophan and Valine

O último dos oito Aminoácidos essenciais - triptofano e valina - desempenham papéis igualmente importantes no bom funcionamento do seu corpo. A principal função do triptofano é produzir serotonina, um químico cerebral envolvido na regulação do humor; uma deficiência de serotonina contribui para a depressão e ansiedade. Valine é responsável por promover o crescimento, a reparação de tecidos e a regulação do nível de açúcar no sangue.