casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Os diabéticos podem comer macarrão?

Os diabéticos podem comer macarrão e qualquer outro alimento rico em carboidratos. O tipo de carboidrato que você come não é tão importante quanto a quantidade de carboidratos que você come e sua ingestão calórica total, diz a American Diabetes Association. Comer quantidades excessivas de carboidratos pode fazer você ganhar peso e elevar seu nível de glicose no sangue, o que pode aumentar as complicações do diabetes. No entanto, se você ingere porções moderadas de macarrão como parte de uma dieta balanceada, pode apreciá-las sem se preocupar com o efeito delas na sua saúde.

Conteúdo Nutricional

Uma xícara de macarrão cozido tem 221 calorias, 40 gramas de carboidratos, 3 gramas de gordura e 2 gramas de fibra. Se você está comendo 2.000 calorias por dia, essa porção representa 11% de sua ingestão calórica diária. A Associação Americana de Diabetes sugere que você atinja de 45 a 60 gramas de carboidratos em cada refeição, dependendo da sua idade, nível de atividade e parâmetros de glicose no sangue que o seu médico tenha estabelecido para você. Trabalhe com seu provedor para determinar quantos gramas de carboidrato você deve ter por dia para manter seu nível de açúcar no sangue dentro da faixa-alvo.

Benefícios

Como outros alimentos ricos em carboidratos, o macarrão representa uma fonte de energia para sua dieta. cérebro e músculos. O índice glicêmico, ou IG, de um alimento reflete a rapidez com que seu corpo converte um alimento contendo carboidratos em glicose. Macarrão tem um valor GI moderado, o que significa que comer uma única porção não deve elevar o açúcar no sangue. Os carboidratos no macarrão são amidos, ou carboidratos complexos, que seu corpo digere mais lentamente do que os carboidratos simples no açúcar granulado ou produtos lácteos. Uma porção de um copo de macarrão, combinada com uma proteína magra e um vegetal sem amido, deve dar-lhe energia sem enviar o açúcar no sangue fora do seu alcance alvo.

Considerações

Porque o seu corpo converte carboidratos em glicose, comer grandes quantidades desse nutriente produtor de energia pode resultar em níveis elevados de glicose. Comer grandes porções de macarrão pode exigir que você use mais insulina e pode levar ao ganho de peso. Se você está fazendo exercícios regulares, tomando insulina ou medicamentos orais para diabetes conforme prescrito, e comendo refeições balanceadas que não excedem suas metas calóricas, você pode ter macarrão e outros carboidratos como parte de uma dieta saudável.

Recomendações

O tipo de macarrão que você come e o tempo que você os cozinha faz a diferença no seu efeito no seu nível de glicose no sangue. Quanto mais tempo você ferver o macarrão, mais eles podem aumentar o açúcar no sangue. Macarrões fervendo até ficarem ligeiramente firmes lhes dão um valor GI menor. Equilibre suas refeições para incluir vegetais sem amido, proteínas magras e gorduras insaturadas com o macarrão. Por exemplo, uma tigela de macarrão com frango fatiado, brócolis e uma colher de chá de azeite atenderá às suas necessidades de proteínas, carboidratos e gorduras insaturadas.

Alternativas

Macarrão feito com quinoa, trigo mourisco ou feijão mungo a farinha pode ter um efeito menos significativo no açúcar no sangue do que o macarrão de ovos feito com farinha branca refinada. Para variedade e fibra extra, tente macarrão feito com farinha integral. A fibra em macarrão integral irá enchê-lo e evitar que você se molhe.