casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Os efeitos negativos do excesso de carboidratos

Comer demais, em geral, tem um impacto negativo no corpo, pois cria um excesso de calorias, levando ao ganho de peso e a outros problemas. Pode ser tentador comer carboidratos em particular, pois eles são freqüentemente encontrados em formas refinadas e saborosas, como bolo, biscoitos, bolachas e doces. Enquanto comer demais qualquer tipo de carboidrato pode atrapalhar uma dieta balanceada, comer demais esses carboidratos refinados prejudica o corpo de várias maneiras.

Controle deficiente de açúcar no sangue

Comer carboidratos em excesso, especialmente carboidratos refinados, pode criar um série de altos e baixos de açúcar no sangue. Coma uma fatia grande de bolo com glacê, e seus níveis de insulina são susceptíveis de aumentar significativamente, abrindo caminho para o armazenamento de gordura. A insulina aumenta porque seu corpo está trabalhando para diminuir o açúcar no sangue, o que requer esse hormônio. Uma vez que a insulina desencadeada pelos carboidratos retire o açúcar da corrente sanguínea, você corre o risco de experimentar hipoglicemia ou baixa de açúcar no sangue. Essas oscilações no nível de açúcar no sangue causam estragos nos sistemas corporais, incluindo o sistema cardiovascular. Um padrão de excesso de carboidratos resulta em um diagnóstico de diabetes tipo 2 para muitas pessoas.

Ganho de peso

Coma muito de qualquer alimento, especialmente aqueles ricos em gordura ou carboidratos refinados, e você está certo de ganhar peso. Alimentos ricos em carboidratos refinados podem contribuir para o rápido ganho de peso, pois são frequentemente combinados com gordura e causam picos de insulina que facilitam o armazenamento de gordura. Atenha-se a grãos integrais, frutas e vegetais para obter os carboidratos que você precisa em sua dieta, pois é um pouco difícil comer demais quando sua dieta omite carboidratos refinados. Um estudo publicado no "American Journal of Clinical Nutrition", de novembro de 2003, descobriu que as mulheres que comiam dietas que continham grãos integrais eram muito menos propensas a ganhar peso do que aquelas que consumiam carboidratos refinados. > Outro problema associado ao consumo excessivo de carboidratos é a diminuição do funcionamento cognitivo - frequentemente experimentado como "névoa cerebral". Este fenômeno está relacionado à queda dos níveis de açúcar no sangue, o que é uma consequência quase inevitável da ingestão excessiva de carboidratos após o pico inicial de insulina. De acordo com o Instituto Franklin, os neurônios são incapazes de armazenar glicose, portanto, um resultado de baixos níveis de açúcar no sangue. Os efeitos podem ser confusão, nervosismo e uma sensação geral de estar "espaçados".

Algumas dietas comerciais recomendam eliminar completamente os carboidratos ou limitá-los severamente. Isso é semelhante a jogar o bebê para fora com a água do banho. Enquanto os carboidratos refinados são insalubres, os carboidratos de grãos integrais, frutas e vegetais são essenciais para uma boa saúde. As pessoas geralmente devem consumir um mínimo de 130 gramas de carboidratos por dia, de acordo com o Instituto de Medicina. A Escola de Saúde Pública de Harvard recomenda a substituição de carboidratos refinados por carboidratos complexos ao longo do dia. Por exemplo, você pode comer aveia no café da manhã, substituir batatas brancas no jantar por grãos integrais e comer frutas em vez de tomar suco de frutas. Recomendações de ingestão

Para manter sua ingestão de carboidratos sob controle, siga as diretrizes de ingestão sugerido pelo USDA em ChooseMyPlate.gov. A ingestão de frutas deve ser limitada a 1,5 a 2 xícaras por dia para mulheres e 2 xícaras por dia para homens. A ingestão de grãos deve ser de 5 a 6 onças equivalentes para mulheres e 6 a 8 onças equivalentes para homens. Um exemplo de um equivalente de 1 onça é uma fatia de pão, 3 xícaras de pipoca ou 1/2 xícara de espaguete. O USDA também recomenda que metade de suas porções diárias de grãos venha de grãos integrais. A ingestão de vegetais para homens e mulheres deve ser entre 2,5 a 3 xícaras por dia.

, , ] ]