casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

O que pode afetar uma leitura de oxímetro de pulso?

O dispositivo

O oxímetro de pulso mede a saturação de oxigênio no sangue do paciente, em vez de diretamente através de uma amostra de sangue e diferenças de volume de sangue na pele. O processo cria um fotopletismógrafo (PPG) que dá uma medição volumétrica de um órgão oticamente. Um monitor médico mostra a oxigenação e /ou a frequência cardíaca do paciente. Isso exibe a porcentagem de hemoglobina atrial na configuração da oxi-hemoglobina. Os níveis normais variam de 95 a 100%, mas leituras abaixo de 90 também são comuns.

O que afeta a leitura?

O oxímetro de pulso não é uma medida abrangente para a suficiência respiratória, pois existem fatores que podem afetar as leituras. Por exemplo, alguém afetado por hipoventilação que recebe 100% de oxigênio pode apresentar níveis normais, mesmo que esteja sofrendo de acidose respiratória. Fluxo sanguíneo insuficiente pode levar os tecidos a ler saturação de oxigênio, apesar de apresentarem hipóxia. Altos níveis de metahemoglobina também fazem com que o oxímetro de pulso fique próximo de 85%, independentemente da saturação real de oxigênio no sangue. Um paciente que esteja tremendo ou sofrendo de convulsões ou tremores pode afetar a leitura do oxímetro. E Se o sensor estiver muito solto ou muito apertado, a leitura será prejudicada.

Como funciona o dispositivo

O dispositivo de oximetria de pulso é aplicado ao dedo e sobre a unha. A fonte de luz e o detector na ponta começam a ler a saturação de oxigênio. A luz vermelha e infravermelha refletem através da pele, em seguida, transmitem as informações para o dispositivo. O programa calcula os dados e determina uma leitura na tela. As medidas de saturação de oxigênio mostram SpO2 para hemoglobina.