casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

O leite de soja é perigoso para as crianças?

A soja é uma leguminosa versátil e de alta proteína que é usada para fazer uma variedade de alimentos, incluindo leite de soja. Embora existam potenciais benefícios à saúde para o consumo de soja, incluindo a prevenção de certos cânceres dependentes de hormônios, os críticos alertam que o leite de soja não possui os nutrientes necessários para o crescimento das crianças. Devido à falta de pesquisa, leite de soja e outros produtos à base de soja não são recomendados para crianças ou bebês, a partir de 2014.

Vantagens do Leite de Soja

Soja, que tem sido consumida por humanos por milhares de anos, são conhecidos pelo seu perfil de aminoácidos de alta qualidade, o que os torna equivalentes a alimentos de origem animal em termos de qualidade protéica. O leite de soja é feito a partir de grãos de soja embebidos, finamente moídos e depois coados. O produto final, que é livre de lactose, um alérgeno comum no leite de vaca, faz um bom substituto do leite para vegans, vegetarianos e indivíduos intolerantes à lactose.

Usado por séculos sem problemas

Soja e leite de soja contêm isoflavonas - moléculas que se comportam como uma versão mais fraca do hormônio estrogênio humano. Segundo o Dr. Walter C. Willett, da Harvard School of Public Health, esses estrogênios fracos podem na verdade reduzir o risco de câncer de mama, e o consumo durante a infância pode diminuir as chances de câncer de mama mais tarde na vida. Além disso, Willett observa que os produtos de soja também podem ter um efeito protetor contra o câncer de próstata, embora não haja evidências atuais de que esse efeito se estenda à infância. Ao todo, os produtos de soja foram consumidos ao longo da vida durante séculos, sem quaisquer efeitos negativos. Willett aconselha que as crianças não precisem evitar o leite de soja, embora seja melhor consumi-lo com moderação - 1 ou 2 copos por dia.

Não há evidências suficientes -

Enquanto MedlinePlus observa que 25 gramas de proteína de soja por dia pode ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca em adultos, a soja não é recomendada para bebês ou crianças. Isto é devido à falta de estudos mostrando que os produtos de soja são seguros para serem úteis para crianças. De acordo com um artigo do Dr. Joseph Mercola publicado no site da Organic Consumers Association, o leite de soja não é adequado para crianças porque não contém os nutrientes adequados necessários para o crescimento. Além disso, Mercola observa que alimentar um bebê com leite de soja pode levar a graves deficiências nutricionais que podem eventualmente ser mortais.

Fórmula infantil de leite de soja -

A fórmula infantil de soja representa atualmente 25% do mercado de alimentos para mamadeira. bebês. Enquanto a fórmula infantil de soja difere do leite normal de soja, pois é fortemente enriquecida com vitaminas, minerais, aminoácidos e ácidos graxos, Mercola observa que a fórmula infantil de soja pode representar ameaças à saúde, incluindo transtorno do déficit de atenção e hiperatividade; comportamento alterado e danos cerebrais, devido aos altos níveis de manganês; e doença da tiróide, devido aos altos níveis de isoflavonas. Além disso, o Ministério da Saúde de Israel, a Agência Francesa de Alimentos, as Associações Britânicas de Dietética e outros órgãos do governo desaconselharam a alimentação de bebês com fórmula infantil de soja.