casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Quais são os perigos do mergulho de pérolas?

Antes do início do século 20, as pérolas eram obtidas por mergulhadores que nadavam manualmente até as profundezas de um corpo de água para recuperar ostras que eram abertas e revistadas. ", 3, [[Embora o mergulho com pérolas seja em grande parte obsoleto, as pessoas mergulham de forma recreativa em busca de pérolas. O mergulho com pérola pode ser perigoso; em certos casos, pode até ser fatal.

Afogar-se devido ao apagão das águas profundas

Afogar-se sempre é um perigo quando se trata de nadar e mergulhar. Para os mergulhadores de pérolas, no entanto, o afogamento geralmente ocorre como resultado do apagão das águas profundas, uma condição causada pela hipóxia cerebral que ocorre quando um mergulhador sai de um mergulho profundo (normalmente mergulha acima de 30 pés). Em um blecaute de águas profundas, o nadador perde a consciência quando se aproxima ou quebra a superfície da água. Se o mergulhador não recuperar rapidamente a consciência, pode resultar em morte por afogamento. Porque os mergulhadores de pérolas normalmente mergulham grandes distâncias sob a água para recuperar as pérolas, eles estavam especialmente em risco de blecaute de águas profundas. A doença descompressiva é outro risco comum enfrentado pelos mergulhadores de pérolas e outros mergulhadores em águas profundas. . De acordo com o Undersea & Sociedade Médica Hiperbárica (UHMS), quando uma pessoa mergulha, o oxigênio e o nitrogênio se dissolvem nos tecidos do corpo da pessoa. O excesso de nitrogênio pode formar bolhas que podem ficar presas nos pulmões do mergulhador quando o mergulhador retorna à superfície. Se essas bolhas atingirem a corrente sanguínea, uma pessoa pode experimentar uma embolia que resulta em inúmeros sintomas, como dor, tontura, perda auditiva, paralisia e inconsciência. Mergulhadores de pérolas que voltaram à superfície com muita rapidez, não dando ao corpo a chance de difundir as bolhas de gás com segurança, experimentaram a doença da descompressão.

Hypothermia

Os mergulhadores em busca de pérolas em água fria corriam o risco de hipotermia. A hipotermia é causada quando a temperatura do corpo cai abaixo de um certo nível. Os sintomas incluem tremores e pele azulada, pressão alta, fala arrastada e perda de memória. Em níveis extremos (quando a temperatura do corpo cai abaixo de 80 graus Fahrenheit), o mergulhador pode perder a consciência, danificar permanentemente o cérebro ou sofrer um ataque cardíaco.

Criaturas perigosas e riscos ambientais

Os mergulhadores de pérola correm o risco de correr em criaturas marinhas hostis, como águas-vivas, certos polvos, tubarões e peixes venenosos. Um mergulhador não conseguia enxergar com muita facilidade debaixo d'água (mesmo quando usava máscara e snorkel) e às vezes colocava a mão em uma criatura marítima perigosa, como uma anêmona venenosa. Além disso, simplesmente mergulhar em uma região rochosa era um perigo. O mergulhador pode receber cortes ou contusões por nadar nas rochas por acidente.