casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Tiques Nervosos em Crianças

Crianças que ficam nervosas sobre um teste ou estão em um ambiente estressante podem desenvolver um tique. Um tique é um som ou movimento súbito e repetitivo que é difícil de controlar. A maioria dos tiques transitórios é apenas temporária e geralmente dura menos de três meses. Raramente as crianças apresentam um tique nervoso crônico que dura mais de um ano. De acordo com a Kids Health, o tique transitório é uma condição temporária que afeta até 25% das crianças antes dos 18 anos. Tiques Motorizados

Os tiques motores podem ser simples ou complexos. Os tiques motores simples envolvem um grupo muscular e os tiques motores complexos envolvem mais de um grupo muscular. Os tiques motores geralmente começam antes dos tiques vocais. Tiques motores simples incluem encolher os ombros, que é o mais comum, enrugamento do nariz, piscar os olhos, morder os lábios, contrair a cabeça ou flexionar os dedos. Tiques motores complexos incluem tocar outras pessoas, cheirar objetos, gestos obscenos, bater os braços, pular, chutar ou pular. A causa dos tiques de motor é desconhecida.

Tiques Vocais

Tiques vocais simples incluem um som e complexos tiques vocais envolvem fala significativa, como palavras. De acordo com a Kids Health, tiques motores complexos podem aparecer como se a criança estivesse realizando o tique de propósito. Tiques vocais simples comuns incluem pigarro, grunhido, tosse, farejamento, assobio ou latidos. Tiques vocais complexos incluem repetir as próprias frases ou palavras, repetir outras, usar expletivos ou usar diferentes entonações da voz. A causa dos tiques vocais é desconhecida.

Síndrome de Tourette

Uma criança com tiques vocais e motores por um período de mais de um ano sem passar mais de três meses sem tiques é geralmente diagnosticada com a síndrome de Tourette. A síndrome de Tourette é um distúrbio neurológico no qual seu filho produz sons ou movimentos incomuns com pouco ou nenhum controle por um longo período de tempo. De acordo com MayoClinic.com, este distúrbio normalmente aparece em crianças entre as idades de 7 e 10 e os homens são três a quatro vezes mais propensos a desenvolver a síndrome de Tourette. As crianças normalmente superam esse distúrbio após a adolescência sem qualquer tratamento. A causa da síndrome de Tourette é desconhecida e não há como evitá-la.