casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Problemas nos rins e arroz integral

Se você tem doença renal, navegar o que você pode e não pode comer fica muito complicado. Mesmo alimentos aparentemente saudáveis, como arroz integral, podem estar fora dos limites se você tiver que limitar sua ingestão de fósforo e potássio. Duplicar seus resultados de laboratório em todas as consultas com nefrologistas é uma boa prática, pois é possível avaliar se são necessárias mudanças adicionais na dieta.

Proteína

Alguns pacientes renais apresentam dietas com pouca proteína para prolongar a vida de seus rins . A National Kidney Foundation (Fundação Nacional do Rim) recomenda que os pacientes com dietas pobres em proteínas comam aproximadamente 0,8 g de proteína por cada kg de peso corporal. Isto significa que um homem de 160 libras é permitido comer aproximadamente 58 g de proteína. Uma xícara de arroz integral cozido tem 5 g de proteína. Este alimento se encaixa facilmente em uma dieta de baixa proteína. Pacientes com doença renal avançada e aqueles em diálise, muitas vezes têm níveis elevados de fósforo no sangue. O excesso de fósforo faz com que o cálcio seja liberado do osso, o que enfraquece o osso e cria depósitos dolorosos de cálcio nos músculos e vasos sangüíneos. Esse sintoma pode ser aliviado seguindo uma dieta com baixo teor de fósforo e ingerindo fósforo quando você come. Uma xícara de arroz integral cozido tem 162 mg de fósforo. Dado o teor de fósforo deste alimento, o arroz integral deve ser consumido com muita moderação.

Potássio

Altos níveis de potássio sérico podem ser uma questão de vida ou morte para pacientes com doença avançada porque causam problemas cardíacos batidas e ataques cardíacos. Se os níveis séricos se elevarem acima de 5,0 mEq /L, os nefrologistas recomendam uma dieta com baixo teor de potássio. Isso pode ser difícil porque até a água potável contém potássio. Uma xícara de arroz cozido tem 84 mg de potássio, o que é uma quantidade aceitável de potássio para a maioria das dietas renais. Muitos pacientes comem arroz integral com frequência porque outros carboidratos, como batatas, têm altos níveis proibitivos de potássio.

Sódio

Se o arroz integral for bom para você comer, tome cuidado para não afogá-lo com molho de soja ou outros condimentos de alto teor de sódio. A hipertensão é um problema para quase todos os pacientes renais. Mesmo que você possa tomar medicação para pressão sangüínea, seguir uma dieta com baixo teor de sódio ainda é importante para evitar picos de pressão sangüínea causados ​​pelo consumo excessivo de sódio.