casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Quais são os efeitos de uma deficiência de vitamina D nos dentes?

As pessoas podem se tornar deficientes em vitamina D devido à má alimentação, ingestão excessiva de cafeína, ter uma pele escura ou viver em climas menos ensolarados. A vitamina D é criada pela pele quando exposta à luz solar e a vitamina também pode ser encontrada em alimentos e bebidas fortificados. A vitamina D é fundamental para construir e manter o estado de saúde não apenas dos ossos, mas também dos dentes.

Formação tardia

A hipoplasia dentária é uma condição caracterizada por manchas brancas, pequenas fissuras ou sulcos profundos. no esmalte dos dentes. De acordo com o Instituto Nacional de Saúde, esta condição é prevalente em crianças nascidas de mães que sofrem de deficiência de vitamina D. De acordo com pesquisadores da Universidade de Iowa, a hipoplasia do esmalte é remediada ligando o material colorido aos dentes ou substituindo-os por coroas metálicas.

Integridade estrutural

A vitamina D e o cálcio são parceiros integrais no fornecimento de dentes fortes e "Quando você é deficiente em ambos, seu corpo deve manter seu suprimento de sangue dessas vitaminas, sugando-as de seus ossos. Além dos ossos fracos e porosos, a perda óssea na mandíbula pode levar à perda de dentes a longo prazo.

Integridade estrutural

Ter dentes que são moles ou deformados é tipicamente um traço hereditário que pode estar ligado à deficiência de vitamina D. No útero, uma criança depende do cálcio, da vitamina D e do fósforo que sua mãe absorve para formar ossos e dentes saudáveis. Se a ingestão materna é deficiente, a formação dessas estruturas e os próprios níveis de vitamina D da criança serão prejudicados. Isso pode se traduzir em dentes que são fracos e malformados na idade adulta.