casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Efeitos danosos do excesso de açúcar na dieta

Os açúcares são os blocos de construção dos carboidratos, a principal fonte de energia do corpo, mas o excesso de açúcar pode contribuir para problemas de saúde, como obesidade e diabetes. Diretrizes dietéticas federais recomendam comer frutas, verduras, cereais integrais, produtos lácteos com baixo teor de gordura e proteínas magras e limitar os alimentos ricos em gordura, sódio e açúcar.

Fontes

O açúcar ocorre naturalmente em frutas, verduras e legumes. grãos e produtos lácteos, mas também é adicionado a alimentos processados, como sobremesas, doces, refrigerantes, produtos lácteos aromatizados, doces, salgadinhos e condimentos. Ingredientes que indicam a presença de açúcar incluem açúcar de mesa, frutose, maltose, sacarose, lactose, dextrose, xarope de milho rico em frutose, xarope de milho, mel, açúcar mascavo, açúcar de confeiteiro, xarope de bordo e melaço.

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) recomenda limitar alimentos açucarados, como refrigerantes, sobremesas, doces e doces, porque eles são ricos em calorias, mas oferecem poucos nutrientes essenciais. Uma quantidade adequada de calorias é necessária para funcionar, mas consumir muitas calorias pode levar ao ganho de peso e obesidade, o que aumenta o risco de diabetes, doenças cardíacas, certos tipos de câncer, fígado e vesícula biliar, imobilidade, artrite e apnéia do sono. Alimentos ricos em nutrientes, como frutas, legumes, cereais integrais, produtos lácteos com baixo teor de gordura e proteínas magras são incentivados porque eles são principalmente baixos em calorias, mas repletos de vitaminas essenciais, minerais e nutrientes. A Universidade Estadual de Oklahoma (OSU) diz que os indivíduos que se alimentam de alimentos açucarados e não têm alimentos ricos em nutrientes em suas dietas correm o risco de ter deficiências nutricionais.

Diabetes e Hiperglicemia - De acordo com a American Diabetes Association, muito açúcar não causa diabetes. No entanto, o açúcar aumenta o açúcar no sangue (hiperglicemia), e os diabéticos com açúcares consistentemente elevados estão em risco de complicações diabéticas, como problemas de visão, danos nos nervos, doenças renais e cardíacas e doenças da pele. A hiperglicemia grave pode levar ao coma e, em alguns casos, à morte. Diabéticos devem controlar sua ingestão de açúcar, limitando alimentos açucarados, como sobremesas, refrigerantes, doces e doces e seguindo uma dieta saudável que se concentra em comer com moderação com o controle da parcela.

Cáries dentárias

Quando o açúcar é quebrado , produz um ácido que decompõe o esmalte dos dentes e pode levar a cáries dentárias, de acordo com a OSU e o USDA. A incidência de cavidades aumenta com a exposição frequente e prolongada ao açúcar. O USDA diz que as cáries dentárias podem ser reduzidas consumindo menos açúcar, bebendo água fluoretada e usando produtos odontológicos que contêm flúor.

Considerações

Adoçantes artificiais ou substitutos do açúcar podem substituir o açúcar como uma alternativa saudável que pode suportar o peso perda e manutenção do peso porque são doces como o açúcar, mas têm muito menos calorias. Os diabéticos podem substituir os adoçantes artificiais por açúcar porque não aumentam o açúcar no sangue. Adoçantes artificiais que foram considerados seguros para comer pela Food and Drug Administration incluem aspartame (NutraSweet, Equal), sacarina (Sweet 'N Low), acessulfame K (Sunett) e sucralose (Splenda). Alguns adoçantes artificiais podem ter efeitos colaterais, então você pode optar por adoçantes naturais, como mel ou néctar de agave.