casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Por que as dietas de proteína das crianças são diferentes dos adultos?

As proteínas são importantes componentes de todas as células do corpo. A proteína fornece as matérias-primas que o corpo precisa para se desenvolver e funcionar. Os requisitos dietéticos para proteína são afetados por muitos fatores, incluindo idade e crescimento. As crianças mais novas precisam especialmente de mais proteína do que os adultos porque seus corpos ainda estão crescendo.

Quantidade de proteína em relação ao peso corporal

As necessidades de proteína são proporcionais. Se você comparar a quantidade de proteína necessária como uma porcentagem do peso corporal, as crianças precisam de uma quantidade maior de proteína em relação ao seu peso corporal. O adulto médio precisa de cerca de 0,6 a 0,8 gramas de proteína por quilo de peso corporal. As crianças podem precisar quase o dobro dessa quantidade, tanto quanto 2 gramas por quilograma. Um adulto médio precisa de cerca de 50 gramas de proteína por dia, dependendo do sexo e do tamanho, enquanto os bebês precisam apenas de 11 a 13 gramas.

Alimentação e lactente O primeiro ano de vida do bebê é um período de crescimento rápido - a maioria dos bebês dobra o peso corporal antes mesmo de completar seis meses. O número de calorias necessárias por quilo de peso corporal é maior durante o primeiro ano de vida do que em qualquer outro momento. Todas as crianças atenderão às suas necessidades de proteína dietética da ingestão adequada de leite materno ou fórmula. O Manual de Nutrição Pediátrica publicado pela Academia Americana de Pediatria (AAP) afirma que o melhor alimento para bebês nascidos a termo é o leite humano. Embora o leite humano contenha menos proteínas do que as fórmulas infantis, “as proteínas do leite humano têm uma alta qualidade nutricional e são digeridas e absorvidas mais eficientemente do que as proteínas do leite de vaca.” De acordo com a AAP, a A quantidade de proteína necessária para as crianças em idade pré-escolar e escolar é menor que a das crianças em relação ao peso corporal. Eles ainda têm uma exigência um pouco maior do que os adultos por causa do crescimento. Crianças saudáveis ​​de 1 a 3 anos requerem 0,55 gramas de proteína por quilo de peso corporal por dia. Crianças entre 4 e 13 anos precisam de aproximadamente 0,46 grama de proteína por quilo de peso corporal por dia. Entre as idades de 1 e 3, a proteína deve compreender entre 5 e 20 por cento da ingestão dietética de uma criança. Entre as idades de 4 e 18, isso aumenta para entre 10 e 30 por cento.

Quando as crianças precisam ainda mais proteína

Algumas crianças podem exigir mais proteína por causa do aumento das necessidades energéticas. Por exemplo, crianças com infecções crônicas, lesões físicas ou condições médicas precisam de mais proteína. Crianças que já foram desnutridas e estão em crescimento acelerado também precisam de mais proteína. Atletas que fazem exercícios intensos de resistência ou resistência também podem precisar de mais proteína para ajudar a manter ou aumentar a massa muscular. Além disso, os adolescentes que estão grávidas ou amamentando precisam de mais proteína em sua dieta.

Muito pouca proteína

Obter muito pouca proteína na dieta pode ter consequências na saúde, resultando em desnutrição energético-proteica, chamada kwashiorkor. Essa condição é relativamente rara nos Estados Unidos, embora seja frequentemente observada em países muito pobres. Quando uma criança tem kwashiorkor, isso significa que ela pode estar recebendo calorias totais suficientes em sua dieta, mas não recebendo proteína suficiente. Uma criança que tem uma deficiência grave de todos os nutrientes, calorias e proteínas, tem uma condição conhecida como marasmo.