casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

A diferença entre whey e caseína

Whey e caseína são diferentes tipos de proteínas presentes no leite. Estas proteínas diferem em sua taxa de digestão, bem como seus perfis de aminoácidos. O soro é digerido mais rapidamente pelo corpo e pode ser mais benéfico quando consumido imediatamente após os treinos. A caseína é uma proteína de digestão mais lenta que é usada de forma menos eficiente pelo organismo.

Composição da proteína do leite

Trinta e oito por cento da matéria sólida no leite é proteína. Daquela proteína total, 80% é caseína e 20% é whey. De acordo com a National Strength and Conditioning Association, a caseína está presente na coalhada do leite, enquanto a proteína do soro do leite está localizada na porção líquida do leite. A organização também observa que a composição protéica do leite é ideal para reabastecer os nutrientes após os treinos e manter os níveis de energia elevados.

Valores Biológicos - O valor biológico de uma proteína é uma medida de quão eficientemente essa proteína pode ser utilizado pelo corpo. Proteínas com altos valores biológicos fornecem mais aminoácidos essenciais - aminoácidos que devem ser consumidos através de fontes alimentares, porque o corpo é incapaz de produzi-los. De acordo com um artigo de 2004 publicado no "Journal of Sports Science and Medicine", a proteína do soro tem um valor biológico muito alto de 104, com proteína do ovo como ponto de referência de 100. Proteína caseína tem um valor biológico de 77, o que significa é usado de forma menos eficiente pelo organismo quando comparado ao soro.

Taxa de digestão

A Associação Nacional de Força e Condicionamento observa que a proteína whey de ação rápida é quebrada e absorvida rapidamente pelo corpo. Além disso, alguns fabricantes de suplementos quebram as proteínas do soro ainda mais para melhorar a digestão. A proteína caseína, por outro lado, leva mais tempo para o corpo digerir, o que significa que a proteína permanecerá no sistema por um longo período de tempo. Isso poderia, teoricamente, fornecer seus próprios benefícios para os atletas que tentam construir ou preservar o tecido muscular.

Eficácia na construção muscular

Independentemente da superior digestibilidade e do perfil de aminoácidos da proteína do soro, a proteína caseína pode ser igualmente benéfica promovendo o crescimento muscular. "Medicina e Ciência em Esportes e Exercício" descobriu que o consumo de proteínas de soro e caseína após o exercício resultou em aumentos semelhantes na síntese de proteína muscular - ou crescimento muscular. Outro estudo publicado em 2013 no "Journal of Sports Science and Medicine" teve resultados semelhantes. Este estudo, que testou os efeitos do soro e da proteína caseína em atletas colegiais do sexo feminino após o exercício, não encontrou diferença nos marcadores de desempenho entre a caseína e a proteína do soro do leite.