casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Chá Verde vs. Antioxidantes à Base de Erva-Mate

Se você está procurando uma bebida matinal que forneça energia sem os efeitos colaterais do café, considere experimentar a erva-mate, a bebida mais consumida na América do Sul ou o chá verde, apreciado por séculos em sua China natal antes de ser consumido. comercializado no mundo ocidental. Tanto a erva-mate, retirada das folhas de uma planta de azevinho, como o chá verde contêm antioxidantes associados a benefícios para a saúde, como perda de peso e prevenção de doenças cardíacas. Benefícios para a saúde do chá verde

O chá verde pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares e algumas formas de câncer, segundo C. Cabrera e seus colegas da Universidad de Granada, que revisaram numerosos estudos sobre chás verdes e publicaram suas descobertas em junho de 2006 no "Journal of American College of Nutrition". estudos também mostraram a promessa de contribuição do chá verde para a saúde bucal, densidade óssea e controle de peso. Ele disse que todos os estudos mostraram benefícios positivos para a saúde de beber chá verde, mas que mais pesquisas foram necessárias para compreender completamente o potencial do chá verde.

Chá verde e erva-mate podem reduzir o colesterol

Altos níveis de baixa densidade lipoproteína - LDL - colesterol coloca as pessoas em maior risco de doença cardíaca e pelo menos um estudo demonstra as propriedades de redução de colesterol da erva-mate. Beber 3 xícaras de erva-mate diariamente ajudou a diminuir o colesterol LDL em mais de 8% em um estudo brasileiro liderado pela EC Demorais e publicado em outubro de 2009 no “Journal of Agricultural and Food Chemistry”. Nos Estados Unidos, SI Koo e colegas da A Universidade de Connecticut descobriu que o chá verde era um agente seguro e eficaz na redução do colesterol e triglicérides, de acordo com pesquisa publicada em 2007 no "Journal of Nutritional Biochemistry." Diferentes tipos de antioxidantes no chá verde e erva-mate A erva-mate contém quase todas as vitaminas necessárias para sustentar a vida, de acordo com o Instituto Pasteur. Ele contém mais antioxidantes do que o chá verde, 15 aminoácidos e numerosas vitaminas e minerais, incluindo vitaminas B, vitamina C, zinco, potássio e manganês. O antioxidante primário da erva-mate é o ácido clorogênico e o principal antioxidante do chá verde são os compostos de galato de epigalocatequina, mais comumente chamados de catequinas. Tanto o ácido clorogênico quanto as catequinas contêm propriedades conhecidas por reduzir o risco de doenças cardíacas e câncer, mas o consumo de antioxidantes não se traduz necessariamente em benefício à saúde, segundo K. Simon Yeung, coordenador clínico e farmacêutico do Memorial Sloan-Kettering. Centro em Nova York.

Pesquisadores de obesidade estudaram catequinas do chá verde por sua capacidade de aumentar o metabolismo e reduzir o açúcar no sangue. Vários estudos clínicos associam positivamente o consumo de catequinas do chá verde à perda de peso. Entre eles, um de Kevin Maki, que comparou os efeitos da adição de chá verde e preto às dietas de pessoas que seguiam dietas com restrição moderada de calorias. Pessoas que beberam chá verde contendo 660 mg de catequinas perderam 5,3 lb no estudo, em comparação com as médias de perda de peso de 2,8 lbs. para o chá preto contendo 22 mg de catequinas. De acordo com o estudo publicado em 2009 no "American Journal of Clinical Nutrition", os homens que bebiam chá verde também perderam significativamente mais gordura abdominal.

Riscos

Tanto o chá verde quanto a erva-mate contêm cafeína. A quantidade em cada um varia consideravelmente por fabricante e tipo de processamento. A maioria dos chás verdes e algumas bebidas de erva-mate contêm menos cafeína que o café, mas qualquer pessoa sensível à cafeína - pessoas com distúrbios nervosos e mulheres grávidas e lactantes, por exemplo - deve verificar cuidadosamente os rótulos e consultar seus médicos antes de consumir bebidas cafeinadas. O alto consumo de erva-mate pode aumentar o risco de câncer de pulmão, esôfago e boca, de acordo com Yeung. Parte do risco pode estar associado à forma tradicional de beber erva mate em altas temperaturas através de uma palha de metal.