casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Metabolismo De Levedura Com Glicose

As leveduras são organismos fúngicos que podem se alimentar de vários nutrientes diferentes, mas metabolizam prontamente a glicose, um tipo de açúcar. Eles têm a capacidade de metabolizar glicose com ou sem oxigênio, e o mecanismo do metabolismo determina os produtos formados. As pessoas usam levedura para produzir certos alimentos, incluindo assados ​​e bebidas alcoólicas.

Glicose

A glicose é um tipo de carboidrato, que é um composto de carbono, oxigênio e hidrogênio. Especificamente, a glicose é um monossacarídeo, que significa "unidade de açúcar único". Monossacarídeos podem ocorrer na natureza por conta própria ou podem ser combinados em carboidratos maiores. Os carboidratos comuns que contêm glicose incluem açúcar de mesa, açúcar de leite e amido. Os humanos usam glicose como um dos principais combustíveis celulares, e as leveduras também o fazem; em ambos os casos, é uma importante fonte de energia.

Embora existam muitas espécies diferentes de levedura e elas diferem metabolicamente umas das outras, todas podem metabolizar a glicose aerobicamente, significando "com oxigênio". Isso resulta na produção de uma grande quantidade de energia, bem como nos produtos residuais dióxido de carbono e água. Estes são os mesmos resíduos que você forma quando você metaboliza glicose para energia. Em geral, se oxigênio estiver presente, a levedura a utilizará para processar glicose, já que isso é muito mais eficiente que o metabolismo de glicose sem oxigênio.

Metabolismo anaeróbico

Se não houver oxigênio presente, algumas espécies de Levedura pode sobreviver, no entanto, e pode metabolizar a glicose através de uma via alternativa que resulta na formação de energia significativamente menor e diferentes produtos finais. Os produtos da anaeróbia - que significa "sem oxigênio" - o metabolismo da glicose pela levedura são dióxido de carbono e etanol, que é o consumo de álcool. Os seres humanos não produzem os mesmos produtos durante o metabolismo aneróbico da glicose; nós produzimos o ácido lático em vez disso. Os produtos do metabolismo da glicose pelo fermento são úteis na fabricação de certos alimentos. Por exemplo, quando você assa pão de fermento, a levedura está quebrando a glicose e produzindo dióxido de carbono, que fica preso na matriz da massa em pequenas bolhas. Estes se expandem durante o cozimento e são responsáveis ​​pela textura leve do pão ressecado. O etanol produzido pela levedura aparece no vinho e na cerveja, os quais dependem da quebra anaeróbica da glicose pela levedura.