casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Baixo Potássio e EKG Anormal

O potássio é o cátion mais abundante, ou íon carregado positivamente, encontrado dentro das células humanas. O potássio é necessário para o bom funcionamento dos músculos esqueléticos, dos rins e do coração. O efeito do baixo nível de potássio no sangue no músculo cardíaco pode causar um ritmo cardíaco disfuncional, que pode se manifestar no ECG. Certas doenças podem resultar em aumento da perda de potássio do corpo.

O eletrocardiograma

O eletrocardiograma, ou ECG, é uma ferramenta de diagnóstico utilizada na interpretação da atividade elétrica no coração. A atividade elétrica no coração depende de estruturas intactas no coração e quantidades adequadas de eletrólitos, como potássio e cálcio. Antes de iniciar os esforços de diagnóstico, obter um ECG basal de um paciente antes da doença ou de uma queixa relacionada ao coração é extremamente benéfico. No entanto, interpretações razoáveis ​​do eletrocardiograma podem ser feitas por médicos experientes sem um eletrocardiograma basal. O procedimento de ECG real pode ser realizado por técnicos e enfermeiros treinados, bem como médicos.

Causas de potássio baixo

Hipopotassemia, ou baixo potássio, é definida como níveis de potássio abaixo de 3,7 miliequivalentes por litro, ou mEq /L, de sangue. Potássio baixo no sangue pode resultar da ingestão dietética de potássio. Perdas gastrointestinais, ou perda de potássio do trato digestivo, são uma causa comum de baixo potássio; vômitos e diarréia são causas gastrointestinais de baixo teor de potássio no sangue. A hipocalemia também pode resultar do aumento da perda urinária de potássio, como o uso de diuréticos, baixo nível de magnésio no sangue e aumento do pH ou acidez reduzida do sangue.

Regulamentação de Potássio