casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

A importância do pH alcalino em seu corpo

A fim de funcionar adequadamente, o corpo tem que ser capaz de manter os níveis de certas substâncias químicas e compostos no corpo em um estado estacionário próximo. Isso é conhecido como homeostase e é uma parte crítica de todos os organismos vivos. Como resultado, seu corpo precisa manter certos fluidos, como o sangue, levemente alcalino. O ambiente químico do corpo afeta o modo como muitas células e proteínas diferentes funcionam. Por exemplo, o estômago precisa ser ácido para que as proteínas digestivas funcionem adequadamente. Se um compartimento do corpo se torna muito ácido ou muito alcalino, as proteínas podem mudar de forma, observa o departamento de Ciência de Alimentos da Universidade Estadual de Ohio, o que pode torná-las incapazes de funcionar. > O balanço de ácidos e bases em fluidos pode ser medido usando a escala de pH, que define a neutralidade como 7. Os ácidos têm um pH baixo e substâncias básicas ou alcalinas têm um pH alto. O pH do sangue é rigidamente regulado porque tem acesso a todos os tecidos do corpo; Como resultado, o pH do sangue é mantido entre 7,35 e 7,45, o que o torna ligeiramente alcalino. Outros fluidos no corpo, como saliva e urina, também têm valores normais de pH, mas estes são mais variáveis ​​porque as mudanças em seu pH não serão tão dramáticas no corpo como um todo.

Regulamento

Porque a alcalinidade do sangue é tão crítica, o corpo humano tem três maneiras de regular o pH do sangue. O dióxido de carbono, que é um subproduto da maneira como as células usam a glicose, é levemente ácido; seus níveis podem ser controlados por mudanças na sua taxa de respiração. Os rins também podem excretar excesso de ácido através da urina. Finalmente, o sangue é preenchido com misturas químicas especiais conhecidas como tampões, que funcionam resistindo a quaisquer mudanças repentinas no pH.

Acidose

Se o pH do sangue ficar muito baixo, a acidose é o resultado. A acidose pode ser causada por problemas respiratórios, resultando em acidose respiratória. A acidose metabólica, por outro lado, é o resultado da ingestão de compostos produtores de ácido, problemas com o metabolismo, ou a perda de fluidos alcalinos do corpo, informa o Manual Merck. A acidose leve pode causar fadiga, náusea e vômito. Acidose mais grave pode causar dor de cabeça e sonolência, que pode progredir para letargia, coma e morte.

Efeitos de alimentos

A acidez e alcalinidade de diferentes produtos alimentícios recentemente entraram em foco por grupos que reivindicam que você pode aumentar sua saúde geral, consumindo alimentos alcalinos, como frutas e legumes. Como o corpo tem seu próprio sistema regulador para manter o pH do sangue, é improvável que mudar sua dieta possa ter algum efeito significativo a longo prazo sobre a alcalinidade do seu sangue, observa InteliHealth. Como resultado, não há evidências suficientes para apoiar o uso de alimentos alcalinos para tratar qualquer forma de doença.