casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Hipocalemia na gravidez

Um diagnóstico de hipocalemia significa que seu sangue tem níveis mais baixos de potássio do que deveria. A manutenção de níveis saudáveis ​​de potássio durante a gravidez é particularmente importante, uma vez que o potássio ajuda os nervos e os músculos a funcionar. A hipocalemia não tratada pode resultar em graves problemas renais ou até mesmo em morte, portanto, o diagnóstico e o tratamento adequados são essenciais para você e seu bebê se você ou seu médico suspeitarem desse problema durante a gravidez. A condição geralmente é facilmente tratada com um diagnóstico e cuidado adequados.

Sintomas

Os sintomas de hipocalemia podem ser difíceis de detectar para mulheres grávidas, já que muitos deles são comuns à gravidez também, mesmo em mulheres que não tem baixos níveis de potássio. Os sintomas mais comuns são fraqueza muscular, fadiga, constipação e ritmos cardíacos anormais. Embora não seja incomum se sentir cansado ou ter alguma dor muscular ou fraqueza durante a gravidez, é importante verificar com seu médico se você tiver esses sintomas para descartar potássio baixo ou hipocalemia.

Causas

as pessoas recebem potássio suficiente em suas dietas regulares, mas níveis baixos podem levar à hipocalemia. Durante a gravidez, a causa mais comum de hipocalemia é níveis baixos de potássio devido ao vômito associado à doença matinal. Diuréticos que causam aumento da micção também podem levar a baixos níveis de potássio, uma vez que o potássio é filtrado pelos rins. A diarréia e certos antibióticos, incluindo gentamicina e carbenicilina, também podem levar à hipocalemia.

Na maioria dos casos, a hipocalemia é facilmente tratada com um suplemento oral de potássio. Os suplementos estão disponíveis em comprimidos, cápsulas, líquidos e em pó para misturar com água ou em alimentos moles, como maçã. Algumas mulheres grávidas preferem suplementos líquidos ou bebíveis para ajudar com engasgos e náuseas de tentar engolir comprimidos. Dosagem de suplementos de potássio varia de acordo com as necessidades do indivíduo, e é importante tomar os suplementos exatamente como indicado pelo seu médico. Divulgue os medicamentos que você toma ao seu médico antes de tomar os suplementos, pois eles podem interagir com vários medicamentos.

Prevenção

As mulheres grávidas precisam de mais potássio do que outros adultos devido ao aumento no volume de sangue que ocorre quando carregando um bebê. As mulheres grávidas precisam de 4.700 mg de potássio por dia, e algumas mulheres podem precisar ainda mais se vomitarem com frequência, o que pode causar perda de potássio. Converse com seu médico sobre suas necessidades de potássio e nutrientes e tente ingerir alimentos ricos em potássio todos os dias para evitar a hipocalemia. Batata, iogurte, feijão branco e produtos de tomate são excelentes fontes de potássio. Dependendo das suas necessidades, o seu médico pode recomendar um suplemento de potássio durante a gravidez para prevenir a hipocalemia.