casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Molibdato de Sódio na Alimentação

O molibdato de sódio é uma forma quimicamente alterada do elemento mineral, o sódio. O sódio é um sal natural e o molibdato de sódio é utilizado na indústria alimentar como fertilizante e suplemento nutricional para a saúde. O uso de molibdato de sódio nos alimentos pode ter alguns benefícios, bem como alguns efeitos colaterais. Converse com seu médico sobre o molibdato de sódio em alimentos para garantir que ele não cause nenhum efeito adverso.

A indústria agrícola usa grandes quantidades de molibdato de sódio como fertilizante, particularmente em vegetais como brócolis e couve-flor. Também é alimentado a alguns bovinos para ajudar a tratar deficiências de cobre. Como resultado de seu uso em produtos alimentícios que você consome, traços de molibdato de sódio podem acabar no suprimento de alimentos. Molibdato de sódio em sua comida pode ter uma variedade de efeitos em seu corpo, embora seus efeitos completos não são totalmente compreendidos.

O molibdato de sódio pode ajudar a corrigir uma deficiência de sódio, adicionando sódio extra ao seu corpo; no entanto, o molibdato de sódio é ingerido em quantidades tão pequenas que sua contribuição para o estoque total de sódio é provavelmente insignificante. Uma vez em seu corpo, a molécula de molibdênio é clivada da molécula de sódio e pode ter efeitos positivos em sua saúde. Segundo o Cancer.org, o molibdênio pode ser usado para tratar doenças metabólicas raras que envolvem deficiências de cobre. O molibdênio também pode ter propriedades antioxidantes e anticancerígenas, mas não há pesquisas suficientes para confirmar essas alegações.

Precauções

A ingestão de molibdato de sódio pode causar alguns efeitos colaterais em humanos. O excesso de molibdênio pode causar sintomas de deficiência de cobre, incluindo fadiga, tontura, aparecimento de erupções cutâneas, gota, baixa contagem de glóbulos brancos e anemia, ou baixa contagem de glóbulos vermelhos. Se você está grávida ou sofre de insuficiência renal ou doença hepática, converse com seu médico sobre a ingestão de molibdato de sódio, pois pode piorar os sintomas de sua condição. Recomendações De acordo com o Cancer.org, o molibdato de sódio é disponível como um suplemento nutricional em forma de cápsula e é tipicamente encontrado combinado com outros nutrientes. Doses comuns de molibdato de sódio suplementar são cerca de 75 microgramas por dia. Não há subsídio diário ou limite estabelecido para molibdato de sódio, no entanto. Não o use como um suplemento nutricional para a saúde, a menos que você esteja sob a supervisão do seu médico ou profissional de saúde.