casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Sódio e cólicas

A perda de sódio após o exercício ou da desidratação pode causar cãibras musculares. Embora as câimbras geralmente não resultem em danos a longo prazo, elas podem causar uma dor incrível. Os atletas, em particular, correm o risco de perder sódio e outros minerais do corpo. Doenças como diarréia também podem esgotar o corpo de níveis saudáveis ​​de sódio, possivelmente levando a cãibras.

Cãibras musculares

Uma cãibra muscular, também comumente conhecida como cavalo charley, pode causar dor aguda e muitas vezes insuportável. Acontece quando as fibras finas encontradas em seus músculos começam a se contrair incontrolavelmente - muitas vezes em ritmo acelerado. Isso envia sinais de dor ao cérebro, fazendo com que até mesmo o atleta mais experiente dobre de dor. MayoClinic.com lista várias razões possíveis para cólicas, desde o uso excessivo à transpiração. No entanto, a falta de sódio suficiente no corpo parece ser um grande gatilho para cãibras musculares.

Sódio

Sem sódio, os músculos não funcionam. Junto com o potássio e outros eletrólitos, o sódio permite que o corpo gere impulsos nervosos. Esses impulsos dizem ao músculo se deve se contrair ou expandir. Você obtém muito do seu sódio através da comida. O sódio deixa o corpo na urina através do processo de excreção. O sódio também escapa através do suor. O excesso de micção, às vezes como resultado de tomar diuréticos, também remove muito sódio.

Suando

Quando você se exercita, perde mais sódio pela transpiração do que outros eletrólitos, de acordo com Michael F. Bergeron, Ph.D., da Faculdade de Medicina da Geórgia. O atleta médio que faz uma hora de exercício intenso pode suar entre 1 e 2,5 L de fluido, embora você possa perder mais do que isso. O suor contém sódio. Os valores variam dependendo da aptidão do atleta, mas pode conter até 2.300 mg por litro. Essa é a mesma quantidade que o seu nível diário recomendado de sódio dietético em cada litro.

Considerações

As diretrizes médicas sugerem reduzir sua ingestão de sal para evitar a pressão alta. Embora esta seja uma abordagem sensata para a maioria dos americanos, não leva em conta o exercício ou as necessidades dos atletas. Isso significa que os atletas precisam de mais sódio para evitar cólicas e desidratação. Algumas bebidas esportivas contêm eletrólitos, como o sódio, para ajudar a prevenir câimbras e fadiga. Não reabastecer o sódio, particularmente durante e após atividades de alta intensidade, pode levar à hiponatremia - uma grave falta de sódio no organismo. Por exemplo, após a competição Ironman no Havaí, cerca de 30% dos participantes são hiponatrêmicos. Certifique-se de obter sódio suficiente durante o exercício.