casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Diabetes tipo 2 e sódio

Uma leitura normal e saudável da pressão arterial é inferior a 120/80. De acordo com a American Diabetes Association, duas em cada três pessoas com diabetes tipo 2 (DM2) têm pressão alta, ou hipertensão - definida como uma leitura de 140/90 ou superior. Mesmo indivíduos com DM2 que atualmente não têm hipertensão ainda correm risco maior de desenvolver essa condição. A obesidade é comum no DM2, e outros mecanismos de doenças comuns, como inflamação e resistência à insulina, podem aumentar o risco de desenvolver hipertensão. Porque o sódio tem um efeito direto sobre a pressão arterial, a redução do sódio na dieta é a recomendação de estilo de vida mais comum que um médico pode prescrever para ajudar a controlar essa condição. pressão arterial, sódio dietético desempenha um papel importante. O sódio é um mineral dietético essencial e é necessário para manter o equilíbrio de fluidos e enviar impulsos nervosos. O excesso de sódio pode fazer com que o corpo retenha mais líquido, o que pode fazer com que o coração bombeie um volume maior de sangue. Isso causa aumento da pressão contra os vasos sanguíneos e, com o tempo, pode causar danos aos vasos sangüíneos e ao coração, aumentando o risco de complicações comuns do DM2 - doença cardiovascular e acidente vascular cerebral. De fato, de acordo com a American Diabetes Association (ADA), duas entre três pessoas com diabetes morrem de ataque cardíaco ou derrame, tornando essencial para qualquer pessoa com diabetes manter a pressão arterial sob controle. p> A restrição ideal de sódio para o controle da pressão arterial foi recentemente objeto de debate. As diretrizes de prática clínica da ADA publicadas no "Diabetes Care" de janeiro de 2014 recomendam uma ingestão diária de sódio para pessoas com DM2 de menos de 2.300 miligramas - semelhante às recomendações para o público em geral. As diretrizes da prática conjunta de 2013 da American Heart Association e da American College of Cardiology recomendam uma restrição similar de sódio - menos de 2.400 miligramas por dia. Entretanto, ambas as diretrizes também abordam o fato de que ingestões menores de sódio - para 1.500 mg diariamente ou menos - podem alcançar um melhor controle da pressão arterial. No entanto, de acordo com a ADA, esse nível estrito é para recomendações individualizadas, não uma diretriz universal. É digno de nota que o Institute of Medicine, em 2013, concluiu que não havia benefício adicional em diminuir a quantidade diária de sódio significativamente abaixo de 2.300 miligramas e, em alguns casos, reduções drásticas foram prejudiciais àqueles com DM2 em termos de eventos cardiovasculares e morte de todas as causas.

Limitar o sódio

Uma colher de chá de sal de mesa contém pouco mais de 2.300 miligramas de sódio. O sal não é consumido pela colher de chá, portanto, é útil aprender sobre o teor de sódio dos alimentos ingeridos diariamente, evitar adicionar sal aos alimentos e identificar o teor de sódio através dos rótulos dos alimentos. Em uma dieta ocidental, os alimentos processados ​​são uma importante fonte de sódio. Refeições em restaurantes, vegetais enlatados, entradas congeladas e alimentos com uma longa vida útil frequentemente contêm grandes quantidades de sódio. Outras fontes ocultas de sódio incluem carnes curadas, molho de soja, sopas enlatadas e secas e pacotes de tempero. Uma estratégia útil para manter os níveis de sódio abaixo do nível recomendado é preparar alimentos em casa, enfatizando frutas, verduras, grãos integrais, nozes, sementes, leite desnatado e iogurte, além de alimentos magros, como feijões secos, frango, peixe, tofu ou carne magra. Esses alimentos, como parte de uma dieta com baixo teor de sódio, estão no centro da dieta DASH - que reduziu com sucesso os níveis de pressão arterial no estudo Dietary Approaches to Stop Hypertension publicado em janeiro de 2001 no New England Journal of Medicine. e os próximos passos

Além do papel do sódio no controle da pressão arterial, o sódio pode precisar ser limitado para outras condições de saúde. A restrição de sódio é recomendada para aqueles com doença renal crônica e insuficiência cardíaca congestiva, porque pode levar à retenção de líquidos e a limitação do sódio ajuda a reduzir o volume de líquidos. Para orientação sobre dieta para diabetes e controle da pressão arterial, peça uma indicação para um nutricionista registrado. Qualquer pessoa com pressão alta também deve ter verificações regulares da pressão arterial e acompanhar os resultados. Se mudanças no estilo de vida, como redução de sódio, perda de peso ou atividade física, não estiverem funcionando para reduzir a pressão arterial, o médico determinará o próximo curso de ação, que pode incluir medicação.