casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Digestão de Amido e Açúcar

Todas as células do seu corpo trabalham dia e noite todos os dias. Eles precisam de um suprimento constante de combustível para lhes dar energia para fazer seus trabalhos especializados. O combustível que as células preferem usar é chamado de glicose, que é a forma mais simples de carboidrato. Amidos e açúcares eventualmente se transformam em glicose, embora o processo digestivo é diferente para cada um.

Os compostos de amido são grandes e complexos. Quando você mastiga algo rico em amido, como uma batata ou uma fatia de pão, as células de sua boca excretam automaticamente a saliva, um suco digestivo que contém enzimas. O trabalho da Saliva é separar todos esses açúcares, então você engole moléculas de açúcar de carboidratos mais simples, em vez de compostos complexos de amido. Quando os açúcares simples chegam ao seu estômago, as células especializadas secretam mais substâncias digestivas que se combinam com todas as partículas de alimentos quebradas. Tudo fica misturado em uma substância parcialmente digerida chamada quimo, que é empurrada para o intestino delgado para posterior digestão.

A digestão do açúcar

A saliva não quebra o açúcar da mesma forma que quebra o amido. Em vez disso, essas moléculas de açúcar viajam até o estômago, misturam-se na mistura de quimo e seguem em direção ao intestino delgado. As enzimas digestivas do intestino delgado convertem os açúcares - sejam originalmente açúcares ou foram convertidos em açúcares a partir do amido - diretamente na glicose. Após essa rápida etapa de conversão, as moléculas de glicose são absorvidas pelas paredes intestinais, com a ajuda de pequenos dedos intestinais chamados vilosidades.

Absorção de Glicose e Armazenamento

Quando a glicose passa pelos seus intestinos, ela entra imediatamente no seu intestino. corrente sanguínea. Isso faz com que seu cérebro envie um sinal ao pâncreas para liberar insulina, um tipo de hormônio. A insulina atua como um gatekeeper, abrindo as paredes celulares para que a glicose possa entrar. As células podem prender o que precisam para abastecê-las imediatamente ou armazenar a glicose para usar mais tarde. A glicose que entra no modo de armazenamento é convertida em um polissacarídeo, um tipo complexo de carboidrato chamado glicogênio. Seus músculos e fígado armazenam glicogênio, que pode ser convertido em glicose rapidamente, caso você não tenha glicose suficiente proveniente de sua dieta.

O papel principal da fibra obter comida para se mover através do seu intestino - ele nunca se converte em glicose - tem um papel no processamento de glicose. A fibra solúvel, do tipo que você obtém de aveia, feijão e frutas, se transforma em um material espesso e lento, absorvendo água. Este lodo retarda a digestão, que, por sua vez, retarda a absorção de glicose. Ele permite que a glicose seja absorvida um pouco de cada vez em seu intestino delgado, e não todos juntos. Se você é diabético, a fibra solúvel deve facilitar a obtenção de níveis mais estáveis ​​de glicose no sangue.