casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Valores Nutricionais Raw vs. Cooked

Embora a carne cozida seja geralmente aceita como mais saudável do que a carne crua - devido às doenças transmitidas pelos alimentos possíveis da carne crua - o valor nutricional de produtos crus versus cozidos tem sido debatido. No entanto, em alguns casos, cozinhar legumes pode trazer seus antioxidantes, aumentando seu valor nutricional.

Culinária e Nutrientes

Em alguns casos, legumes cozidos são mais nutritivos do que vegetais crus. O calor do cozimento quebra as grossas paredes celulares das plantas e permite que seu corpo absorva melhor seus nutrientes. No entanto, isso se aplica principalmente a legumes cozidos ou em ebulição. Fritar legumes reduz o seu valor nutricional porque as propriedades antioxidantes das plantas são eliminadas pela oxidação causada pelo processo de fritura profunda. Os vários grupos de vegetais também podem reagir de maneira diferente ao cozimento.

Vegetais Verdes Escuros

Brócolis e espinafre, espinafre e outras folhas verdes podem fornecer mais antioxidantes, mas parte do conteúdo mineral pode ser levemente reduzido. Por exemplo, uma porção de 100 gramas de brócolis cru tem 316 miligramas de potássio, enquanto uma porção semelhante de brócolis cozido tem 293 miligramas. O brócolis cozido tem 77 microgramas da vitamina A antioxidante e 929 microgramas de beta-caroteno, enquanto o brócolis cru tem apenas 31 microgramas de vitamina A e 361 microgramas de betacaroteno.

Red e Orange

O vermelho e o grupo de produtos de laranja, que contém vegetais como cenoura, pimentão e tomate, é particularmente rico nos carotenóides do grupo dos antioxidantes, que são trazidos para fora pelo cozimento. Por exemplo, 100 gramas de cenoura crua tem 8.285 microgramas de betacaroteno, 3.477 microgramas de alfa-caroteno e 256 microgramas dos compostos luteína e zeaxantina. Por outro lado, as cenouras cozidas têm 8.332 microgramas de beta-caroteno, 3.776 microgramas de alfa-caroteno e 687 microgramas de luteína e zeaxantina. Infelizmente, cozinhar faz com que seus níveis de vitamina C caiam em cerca de 50%.

Outros legumes

Entre o grupo de outros vegetais, os melhores para cozinhar incluem abobrinha e aspargos. Abobrinha contém cinco vezes mais vitamina A, e até um pouco mais de folato e niacina, após o cozimento. Espargos cozidos contém mais vitamina A, beta-caroteno e luteína, bem como quantidades significativamente maiores de licopeno antioxidante.