casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Vitamina C e zinco para cicatrização de feridas

A má nutrição faz com que as feridas demorem mais tempo a cicatrizar, de acordo com Drugs.com, que afirma que os nutrientes mais importantes para a cicatrização de feridas são proteína, zinco e vitamina C. deve consumir o nível recomendado de vitamina C e zinco através de fontes alimentares. Satisfazer o requerimento através de alimentos regulares é geralmente um método melhor do que tomar suplementos.

Imediatamente após a lesão, o local da ferida tem um aumento do nível de radicais livres que estão prontos para invadir o sistema imunológico, de acordo com LifeExension. Seu corpo, em resposta, reduz a perda de sangue para se preparar para a cura. Os linfócitos e outras células imunológicas chegam à ferida e limpam os detritos danificados, englobam e digerem qualquer bactéria. Cura a longo prazo começa depois, formando uma nova rede de colágeno, que é a base do tecido cicatricial.

A vitamina C gera colágeno e fornece força e estabilidade extra às fibras de colágeno. É também um antioxidante, que é responsável por combater os radicais livres que são prejudiciais à sua saúde.

O zinco está envolvido na síntese de DNA, divisão celular, síntese de proteínas, inibição do crescimento bacteriano, maturação de T- Linfócitos e resposta imune.

Alimentos fontes

A vitamina C é abundante em frutas e legumes, como frutas cítricas, morangos, melão, tomate, batata e brócolis.

Carne e frutos do mar, como Carne bovina, fígado e caranguejo são boas fontes de zinco. Outras fontes alimentares de zinco em menor quantidade são nozes, sementes, ovos, leite, gérmen de trigo e produtos integrais.

Efeitos Adversos

De acordo com um estudo publicado em "Annals of Long Term Care" em 2010, doses acima do recomendado de vitamina C e zinco podem causar problemas. Os efeitos colaterais dos níveis elevados de vitamina C incluem náusea, diarréia, uricosúria e cálculos de ácido úrico. Embora a toxicidade aguda do zinco seja rara, altas doses rotineiras de suplementação de zinco podem causar deficiência de cobre, imunossupressão e desconforto gastrointestinal.

Considerações

Se você comer uma dieta balanceada, não há necessidade de tomar suplementos. Na verdade, o uso indevido de suplementos pode levar a overdose. A dose diária recomendada para o zinco elementar é de 15 miligramas por dia, enquanto os suplementos contêm 20 ou 25 miligramas. Pergunte ao seu médico antes de tomar qualquer suplemento para evitar uma possível overdose.