casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Efeitos colaterais da vitamina D administrados por via intravenosa

A vitamina D intravenosa é administrada para tratar pacientes com doença renal e para pessoas submetidas à diálise renal. A doença renal interfere com a absorção de cálcio, o que leva a baixos níveis sanguíneos de cálcio. Dar vitamina D ajuda a aumentar a absorção de cálcio. Medicamentos intravenosos de vitamina D, como calcitriol e paricalcitol, podem causar vários efeitos colaterais.

Náusea, hemorragia intestinal, vômitos, dor de estômago

Os efeitos colaterais da Zemplar, uma marca comercial de paricalcitol, incluem náusea, que ocorre em 13% das pessoas que recebem a droga; vômito, que afeta 8 por cento, sangramento intestinal, que ocorre em 50 por cento; e boca seca, que afeta 3 por cento, de acordo com Drugs.com. Náuseas e vômitos podem ser um efeito colateral precoce de hipercalcemia, ou cálcio sangüíneo alto, relata a Health Quality. Um gosto metálico na boca, perversão do paladar e constipação também foram relatados como efeitos colaterais das drogas intravenosas da vitamina D. Dor de estômago grave, perda de apetite e perda de peso também podem ocorrer.

Edema, palpitações, arritmias, pressão alta

A vitamina D intravenosa pode causar edema, ou retenção de líquidos, em 7 por cento das pessoas, drogas .com relata. Angioedema, retenção de líquidos no rosto - especialmente em torno dos olhos e lábios - também pode ocorrer. Batimento cardíaco rápido chamado palpitações afetam 3 por cento. Batimentos cardíacos irregulares, chamados arritmias e pressão alta também podem ocorrer.

Febre, calafrios, infecção, gripe

Os efeitos colaterais das injeções intravenosas de vitamina D incluem febre, calafrios, infecção e gripe, cada um relatado em 5 por cento das pessoas. Três por cento das pessoas relataram que se sentiram indispostas, de acordo com o Drugs.com. Fraqueza e sonolência podem ocorrer como sinais precoces de níveis elevados de cálcio no sangue, de acordo com a Qualidade da Saúde. Urina espumosa ou turva, aumento da micção A urina pode ficar espumosa ou turva depois de receber vitamina IV endovenosa. urinar à noite e proteína na urina, chamada albuminúria, também pode ocorrer.

Dor óssea e muscular

Dor óssea e muscular pode ocorrer quando se faz tratamento com calcitriol intravenoso.

, , ] ]