casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Os benefícios do Panthenol

Sua dieta consiste não apenas de vitaminas, mas também provitaminas, que são substâncias que o corpo converte em formas bioativas de vitaminas. O pantenol é a pró-vitamina B-5, ou ácido pantotênico. Quando você consome essa provitamina, seu corpo rapidamente a converte em formas de pantotênico e coenzima de pantetina tipo B-5, de acordo com o livro "Biossíntese de Vitaminas em Plantas", compilado pelo pesquisador Fabrice Rebeille. Os benefícios nutricionais do pantenol vêm de sua conversão ao ácido pantotênico e substâncias relacionadas.

Mantém a pele saudável

O ácido pantotênico é essencial para a saúde da pele - tanto que o pantenol é um ingrediente comum no cuidado da pele tópica produtos comercializados para a cicatrização de feridas e prevenção de rugas. No entanto, a pesquisa que mostra que o uso de pantenol funciona para este fim está faltando. Dados de animais sugerem que tomar ácido pantotênico ou suas substâncias relacionadas pode acelerar a cicatrização de feridas, de acordo com o Instituto Linus Pauling da Oregon State University, mas os poucos estudos humanos disponíveis fornecem resultados conflitantes.

Serve como coenzima

componente da coenzima A, o ácido pantotênico ajuda o corpo a produzir energia a partir da proteína, gordura e carboidratos dos macronutrientes da dieta. A coenzima A também é necessária para o corpo produzir gorduras essenciais, colesterol, certas substâncias químicas cerebrais e hormônios esteróides. Ele também possibilita que o corpo produza uma proteína portadora de oxigênio no sangue chamada hemoglobina, e ela desempenha um papel em várias outras ações, como a possibilidade de degradação de drogas e toxinas no fígado.

Como uma provitamina, o organismo converte o pantenol em substâncias relacionadas, como a pantetina, que a pesquisa sugere que pode ajudar a baixar o colesterol. Um estudo descobriu que tomar pantethine como um suplemento dietético tem uma influência favorável sobre os lipídios em adultos com risco de doença cardíaca baixa a moderada. O estudo envolveu 120 voluntários que tomaram pantethine por 16 semanas. Os autores relatam que esses triglicerídeos e colesterol ruim diminuíram acima das mudanças na dieta. O estudo foi publicado na edição de agosto de 2011 da revista Nutrition Research.

Fontes de Alimentos

Vários alimentos contêm pantenol ou ácido pantotênico. Algumas das fontes mais ricas de pantenol são cogumelos, feijão e outras leguminosas, abacates, sementes de girassol e batata doce. O próprio ácido pantotênico é encontrado em alimentos como ovos, peixe, frango, leite, iogurte e pão integral. Uma dieta recomendada para vitamina B-5 não foi estabelecida; no entanto, uma ingestão adequada para maiores de 19 anos é de 5 miligramas por dia. Deficiência é incomum. Contanto que você faça uma dieta variada, não deverá ter problemas em obter suficiente vitamina B-5.