casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Fontes alimentares para vitamina E e selênio

Tanto a vitamina E como o selênio são encontrados em vários alimentos à base de plantas, mas o selênio também está presente em peixes, carnes, ovos e aves. O selênio e a vitamina E são nutrientes essenciais para a saúde e têm ação antioxidante. Se você está preocupado com a ingestão de vitamina E ou selênio na dieta, converse com seu médico ou um nutricionista antes de mudar drasticamente sua dieta.

Alimentos

Você pode obter vitamina E e selênio do germe de trigo e seu óleo e muitos tipos de nozes, observa o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. Você também pode obter vitamina E a partir de sementes de girassol, amêndoas e seus óleos, bem como amendoim e manteiga de amendoim. Avelãs, papaias, óleo de cártamo, purê de tomates, óleos de milho e canola, abóbora, mirtilos, abacates, mangas e brócolis também contêm várias quantidades de vitamina E. O selênio é encontrado em muitas plantas que são cultivadas em solos ricos em minerais. bem como pães fortificados e levedo de cerveja, observa o Centro Médico da Universidade de Maryland. Aveia, assados ​​integrais, arroz integral, cevada, nabos, castanha do Brasil, alho e acelga vermelha contêm selênio. Além de fontes de plantas, você também pode obter selênio de beber suco de laranja, bem como comer peixe e marisco, ovos, carnes vermelhas e frango.

Função

Tanto o selênio e vitamina E agem como antioxidantes em seu corpo, trabalhando em conjunto para evitar danos celulares dos radicais livres, observa o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. A vitamina E também suporta o bom funcionamento do sistema imunológico e a força das membranas celulares. Além de suas funções antioxidantes, o selênio parece proteger seu corpo de venenos, estimular anticorpos e aumentar a motilidade e a produção de espermatozóides em homens, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center.

Significância

Se você é deficiente na vitamina E, você pode experimentar efeitos prejudiciais como fraqueza muscular, anemia, afinamento de suas retinas e problemas neurológicos, alerta o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. A deficiência de selênio pode aumentar seus riscos de câncer, assim como causar a doença de Keshan no coração, a doença de Kashin-Beck nos ossos e articulações e retardo mental devido ao cretinismo endêmico mixedematoso.

Quantias

O diário recomendado O consumo de vitamina E é de 15 mg para adultos e adolescentes de 14 anos e mais, 19 mg para mulheres que amamentam, 11 mg para crianças de 9 a 13 anos, 7 mg para crianças de 4 a 8 anos e 6 mg para 1 a 3 anos de idade, observa o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. Você precisa de selênio em quantidades muito menores. A dose diária recomendada de selênio para adultos com 14 anos ou mais é de 55 mcg, crianças de 9 a 13 anos é de 40 mcg, crianças de 4 a 8 anos é de 30 mcg e crianças de 1 a 3 anos é de 20 mcg, observa a Universidade "of Maryland Medical Center.", 3, [[As mulheres grávidas devem receber 60 mcg de selênio por dia, enquanto as mulheres que amamentam devem receber 70 mcg.

Considerações

A maioria das pessoas obtém selênio e vitamina E suficientes dos alimentos que ingerem, mas certas pessoas podem precisar de um suplemento, observa o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. Por exemplo, você pode precisar tomar suplementos de vitamina E e selênio se tiver uma má absorção ou distúrbio digestivo, como a doença de Crohn ou a colite ulcerativa. Pessoas com doença celíaca, fibrose cística, doença hepática, deficiência enzimática pancreática ou a desordem genética abetalipoproteinemia, bem como pessoas em diálise ou nutrição parenteral, recém-nascidos com baixo peso e pessoas que tiveram cirurgia de bypass gástrico podem desenvolver deficiência de vitamina E. Tomar medicamentos antiácidos como inibidores da bomba de prótons pode reduzir sua absorção de selênio. Consulte seu médico antes de começar a tomar um suplemento de selênio ou vitamina E.