casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Cafeína em Chá e Soda

A cafeína é um estimulante natural encontrado em uma ampla variedade de alimentos e bebidas, incluindo café, chá, refrigerante e chocolate. Enquanto o chá e o refrigerante não contêm tanta cafeína quanto o café, eles ainda têm o suficiente para causar efeitos fisiológicos no corpo. O consumo moderado de bebidas cafeinadas parece ser inofensivo, mas o excesso de cafeína pode causar problemas de saúde.

Muitas pessoas bebem bebidas com cafeína, incluindo chá e refrigerante, porque aumentam a energia, pelo menos por um curto período. enquanto. A cafeína pode ajudá-lo a ficar acordado, embora muito dele possa mantê-lo acordado além do ponto em que você está pronto para finalmente conseguir dormir. Outro efeito da cafeína é que ela age como um diurético, fazendo com que os rins liberem mais água e fazendo com que você urine com mais frequência. A cafeína também faz com que o tecido gorduroso libere ácidos graxos livres na corrente sanguínea.

Quantidades no chá

O chá preto regular contém 40 a 120 mg de cafeína em 8 onças de chá, enquanto o chá preto descafeinado tem apenas 2 a 10 mg por copo de 8 onças. Uma xícara de chá verde quente contém cerca de 26 mg de cafeína. Uma colher de sopa de mistura genérica para fazer chá gelado contém 27 mg de cafeína, enquanto a versão descafeinada contém apenas 1 mg. Chás gelados engarrafados comerciais contêm 15 a 27 mg de cafeína em uma lata ou garrafa de 12 ou 16 onças.

Quantidades em Soda

O teor de cafeína em colas varia entre 35 a 38 mg por lata de 12 onças . Refrigerantes de limão-limão são normalmente livres de cafeína. Alguns refrigerantes diet contêm até 47 mg por lata de 12 onças. Uma lata de 12 onças de alguns refrigerantes especiais podem conter até 71 mg.

Pessoas que consomem mais de 500 a 600 mg de cafeína por dia podem apresentar sintomas de nervosismo, insônia, irritabilidade, inquietação , náusea, tremores musculares, dores de cabeça, ansiedade e coração acelerado. Se você costuma beber bebidas contendo altos níveis de cafeína, pode sentir sintomas de abstinência, especialmente dores de cabeça, quando tentar cortar ou parar. Os sintomas de abstinência geralmente começam dentro de 12 a 24 horas após a última vez que você consumiu cafeína.

Circunstâncias especiais

Mulheres grávidas ou que planejam engravidar devem limitar a ingestão de cafeína a menos de 200 mg por dia. Mais cafeína do que isso pode aumentar o risco de aborto e pode causar problemas de fertilidade. Uma única xícara de chá ou refrigerante geralmente ficará muito abaixo desse limite. As crianças não devem consumir mais de 85 mg de cafeína por dia. Algumas pessoas são mais suscetíveis aos efeitos da cafeína do que outras e podem precisar limitar seu consumo ainda mais.