casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Quais são as causas da dependência de cafeína?

Existe alguma sobreposição entre as definições técnicas de dependência de drogas e dependência, mas o uso de cafeína geralmente cai na categoria de dependência de drogas. Se você é dependente de um medicamento, você precisa que ele funcione normalmente. Se você é viciado, você o usa mesmo que tenha consequências perigosas ou negativas. A cafeína geralmente não apresenta riscos significativos à saúde, mas se você não conseguir parar apesar de ter efeitos negativos, discuta sua situação com seu médico.

Em níveis moderados de ingestão, a maioria das pessoas não usa drogas. t têm reações negativas à cafeína. As pessoas que usam o termo “dependência de cafeína” podem significar que usam a cafeína habitualmente para alcançar seus efeitos agradáveis, que incluem maior estado de alerta e sentimentos de bem-estar. Portanto, a dependência da cafeína deve-se, em parte, ao estilo de vida: você gosta de cafeína e, por isso, faz parte do seu dia.

Efeitos Negativos Reduzidos Quando você começa a ingerir cafeína, provavelmente experimentar um estado de alerta aumentado e talvez um pouco de tremor ou ansiedade. Mas, com o uso contínuo da cafeína, seu corpo começa a desenvolver uma tolerância à droga, o que significa que os efeitos colaterais negativos da cafeína podem diminuir. Por exemplo, a tremedeira e a ansiedade que você sente quando ingere cafeína pela primeira vez podem desaparecer com o uso regular, facilitando a continuidade do hábito.

Efeitos da abstinência temporária

Menor, os efeitos de abstinência temporária também promovem a dependência da cafeína . O torpor que você sente pela manhã pode ser devido à falta de cafeína, não à exaustão verdadeira. Depois de beber sua xícara de café, o torpor desaparece. Para você, parece que a cafeína acordou você. Mas é possível que a cafeína esteja cancelando seus próprios efeitos negativos, de acordo com um estudo da Universidade de Bristol, citado em um relatório de junho de 2010 da Reuters. Em outras palavras, em vez de experimentar um aumento do estado de alerta depois de ingerir cafeína, você está apenas restaurando sua vigília a um nível normal. Você se sente como se precisasse de uma dose de cafeína, mas seu uso prévio de cafeína está criando o próprio torpor que você sente necessidade de combater.

Efeitos da abstinência grave

Contribuir para a dependência de cafeína são os efeitos de abstinência severa experiência quando você perder sua dose regular. A cafeína contrai o tamanho dos vasos sanguíneos em seu cérebro. Seu cérebro antecipa os efeitos da cafeína, dilatando-se levemente, aumentando o fluxo sanguíneo e levando a dores de cabeça severas. Ingerir a cafeína encolhe os vasos, aliviando a dor de cabeça, por isso muitas pessoas combatem seus sintomas de abstinência com mais cafeína, criando um ciclo de dependência. Diminuir lentamente a ingestão de cafeína durante algumas semanas ajuda a tornar a abstinência tolerável.