casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Efeitos da cafeína no humor

A cafeína é a droga mais amplamente utilizada e disponível em uso atualmente. Classificado como estimulante devido aos efeitos sobre o sistema nervoso central, produzindo maior alerta e energia e diminuindo os sentimentos de fadiga, os efeitos positivos também surgem com efeitos negativos. Você pode encontrar cafeína em bebidas, em suplementos de treino, em medicamentos e concentrada em comprimidos vendidos para mantê-lo acordado.

Prontidão

Prontidão é um efeito colateral do consumo de cafeína, que é a principal razão pela qual as pessoas bebem café de manhã. O Coffee Science Information Center demonstrou que doses médias de cafeína de 100 a 200 mg aumentam o estado de alerta mental e o desempenho das tarefas. Embora Griffith e Mumford em " Cafeína: uma droga de abuso? & rdquo; encontraram em seu estudo que usuários pesados ​​de cafeína não relataram níveis mais altos de alerta do que usuários não-cafeína, isso poderia ser atribuído a usuários pesados ​​que precisam de mais cafeína para produzir o mesmo nível de alerta que os não usuários.

Ansiedade O consumo de cafeína em níveis superiores a 300 mg pode resultar em aumento da ansiedade, afirma o Centro de Informação da Ciência do Café, embora a cafeína tenha demonstrado diminuir a ansiedade em algumas pessoas. A sensibilidade à cafeína varia em indivíduos, e o mecanismo exato da cafeína no organismo não é claro. Griffith e Mumford demonstram que todos os tecidos do corpo absorvem cafeína, por isso é difícil isolar o efeito da cafeína nos tecidos, órgãos e no sistema nervoso.

Sleep

Os usuários crônicos de cafeína não aceitam parecem sofrer distúrbios do sono. De acordo com Griffith e Mumford, os efeitos da cafeína na privação de sono são maiores nos bebedores leves de café do que nos que bebem muito café. Isso pode ser devido ao fato de que os bebedores pesados ​​de café exigem doses maiores de cafeína para interromper seus ciclos de sono do que os usuários ocasionais ou ligeiros de café. As mulheres são mais sensíveis à cafeína e aos distúrbios do sono do que os homens. A meia-vida da cafeína é de aproximadamente 3 a 4 horas, com exceção de mulheres grávidas e mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais, nas quais os efeitos podem durar até 12 horas. Estes grupos de mulheres metabolizam a cafeína a uma taxa mais lenta do que os homens, por isso devem evitar produtos com cafeína para evitar distúrbios do sono.

Limitações

O seu sistema nervoso central se adapta à exposição repetida à cafeína. Para produzir o mesmo estado de alerta e energia da cafeína, você precisa aumentar a quantidade que consome. Fisiculturistas que usam suplementos de óxido nitroso que incluem cafeína muitas vezes experimentam uma sensação de euforia com a primeira dose que não é repetível com doses subseqüentes, a menos que aumentem a dosagem do suplemento ou façam uma pausa da cafeína.

Retirada

Os sintomas de abstinência de cafeína incluem dor de cabeça, agitação e sonolência, segundo Griffith e Mumford. Os sintomas de abstinência podem ser fortes o suficiente para fazer com que uma pessoa volte a usar bebidas com cafeína para manter seu nível de desempenho e evitar as sensações de abstinência. Mas os sintomas duram pouco, durando apenas alguns dias.