casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Cenouras e intoxicação alimentar

Ao considerar as cenouras, você provavelmente não está pensando em segurança alimentar, mas as cenouras se tornaram um transportador de bactérias e toxinas devido ao processamento e armazenamento de erros. Cenouras cruas, sem cortes cultivadas em solo limpo são geralmente consideradas seguras para o consumo, mas o transporte e a limpeza inadequada das cenouras podem transferir bactérias perigosas para as cenouras. Quando enlatados ou engarrafados incorretamente, eles podem permitir o desenvolvimento de bactérias e toxinas e podem causar doenças sérias.

Bactérias e Toxinas

ServSafe afirma que os patógenos precisam de condições específicas para o pico de crescimento, incluindo uma proteína contendo alimentos, umidade, neutralidade de pH, uma temperatura acima de 40 graus, mas abaixo de 140 graus, tempo e oxigênio. A maioria dos produtos crus não é considerada potencialmente perigosa, mas brotos, espinafre, melão fatiado e tomate cru foram examinados por serem fontes de intoxicação alimentar.

Em vários casos, os produtos em si não eram fontes, mas eles eram portadores de contaminantes bacterianos após a exposição durante o manuseio, processamento ou transporte. Bactérias como Bacillus cereus, Listeria monocytogenes, Escherichia coli produtora de toxina shiga ou E. coli, Clostridium botulinum, espécies de Salmonella e espécies de Shigella podem contaminar produtos frescos e preservados e causar doenças de origem alimentar. Casos

Em 2007, a Shigella contaminou cenouras distribuídas pela Kroger Company e pela Trader Joe's. Um recall de produtos foi iniciado depois que os contaminantes foram descobertos no Canadá. A Lei Pritzker relata que quatro casos foram relatados em relação às doenças das cenouras, mas não ocorreram hospitalizações ou mortes por causa da infecção. A fonte da contaminação ainda está sendo pesquisada.

Em 2005, a comida estragada da companhia aérea causou uma doença de origem alimentar entre vários passageiros. O alimento culpado foi identificado como cenoura produzida em uma fábrica em Honolulu. Embora a Food and Drug Administration não tenha identificado a fábrica como causadora da contaminação por Shigella, a Fox News informa que a fábrica falhou em uma inspeção de saúde alimentar quatro meses antes do surto.

De acordo com esse relatório, a empresa & O porta-voz disse que a fábrica foi limpa, os funcionários foram treinados novamente, a administração foi reorganizada e uma equipe de limpeza adicional foi contratada em resposta à inspeção de saúde, mas ele alegou que a fábrica não havia sido identificada como a fonte. A Fox News descreve um processo que culpa as condições insalubres da fábrica por causar a contaminação das cenouras, mas não chega à conclusão.

Cenouras Frescas

Bacillus cereus e Listeria monocytogenes são duas formas de bactérias que crescem no solo, e pode contaminar a produção se o solo estiver contaminado. Os germes podem ser mortos quando o alimento é cozido a temperaturas suficientemente altas, o que é de 140 graus ou acima, explica a ServSafe. Bacillus cereus pode produzir esporos e toxinas, que podem contaminar os pratos cozidos quando um prato infectado atravessa contaminação de alimentos prontos para consumo que não são cozidos antes de serem comidos.

O Ministério da Agricultura, Alimentos e Assuntos Rurais de Ontário relata que E. coli contamina cenouras durante alguma etapa no processamento. O maior risco, afirma, é durante o manuseio, lavagem, classificação e embalagem das cenouras. Além do risco de processamento, o método de varejo de cenouras pode representar um risco de contaminação cruzada, uma vez que as cenouras são frequentemente vendidas em displays a granel e podem ser contaminadas acidentalmente por outros indivíduos. Produtos engarrafados, congelados ou em conserva

De acordo com a Food and Drug Administration, o botulismo pode ser fatal e é considerada uma emergência médica. Doença do botulismo resulta de toxinas botulínicas produzidas por Clostridium botulinum deixadas para crescer em produtos enlatados contaminados.

Algumas formas da bactéria botulinum produzem esporos resistentes ao calor que não podem ser destruídos pela pasteurização básica. Além disso, se as bactérias ou toxinas não forem destruídas durante o processamento, e quando deixadas à temperatura ambiente, elas podem crescer e causar doenças por botulismo. - Prevenindo intoxicação alimentar -

Para evitar doenças, certifique-se de comprar produtos de um fornecedor ou supermercado aprovado e siga as instruções de armazenamento recomendadas para refrigeração. Se você comprar alimentos enlatados ou engarrafados, certifique-se de comprar apenas de fornecedores licenciados, recomenda a ServSafe.

Siga cuidadosamente as instruções de conservas para evitar o crescimento de bactérias em casa e pesquise a receita antes de tentar. Se o produto parecer suspeito ou expirar, não o teste, simplesmente descarte o produto. Refrigerar produtos abertos e não deixar os alimentos à temperatura ambiente.

, , ] ]