casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Quais alimentos para evitar com enxaqueca

Certos tipos de alimentos são conhecidos por desencadear enxaquecas, ou pelo menos exacerbar os sintomas e aumentar a frequência e duração dos sintomas da enxaqueca. Como você pode ter seus próprios gatilhos de enxaqueca, a melhor coisa que você pode fazer é manter um diário alimentar, narrando tudo o que come ao longo de várias semanas (ou meses, se necessário) e ver se algum alimento ou alimento em particular corresponde ao início de suas enxaquecas. Como regra geral, no entanto, existem várias categorias amplas de alimentos, é melhor evitar se você está preocupado com enxaquecas.

Tyraminas

Tyrinhas são formadas a partir da degradação de certas proteínas à medida que envelhecem. Tiraminas têm a propriedade de causar a constrição dos vasos sanguíneos, e este é um dos gatilhos de enxaqueca alimentar mais conhecidos. Se você quiser evitar tiraninhas, mantenha-se longe de produtos envelhecidos como linguiça seca (salame, calabresa) e frios. Queijos envelhecidos como cheddar, queijo azul, brie, feta, Stilton, mussarela, parmesão, muenster, suíço e americano também devem ser evitados - os tipos mais seguros de queijo para consumo são cottage e cream cheese. Itens em conserva e fermentados e nozes também devem ser evitados, assim como o vinho tinto, outro produto rico em tiramina. A "dor de cabeça de vinho tinto" é um fenômeno bastante comum, mesmo entre os que não sofrem de enxaqueca.

Álcool

O álcool é um produto feito a partir de grãos fermentados, uvas ou outras frutas e, como tal, é uma fonte de tiramina. Cerveja, champanhe, vermute e uísque são particularmente ruins para quem sofre de enxaqueca, mesmo que eles não estejam no mesmo nível do vinho tinto. O consumo de álcool também tem o efeito de aumentar o fluxo de sangue para o cérebro, o que pode ajudar a causar ou agravar uma enxaqueca. Se você não quer desistir totalmente do álcool, sua melhor aposta é limitar e diluir sua ingestão - considere cervejas com baixo teor alcoólico, vinhos brancos ou corados em vez de vermelhos, bebidas mistas em vez de tiros retos. Licores claros (rum leve, vodka) podem ser menos agravantes do que os de cor escura (rum escuro, uísque).

Nitratos e nitritos e MSG

Nitratos e nitritos são conservantes encontrados em muitos tipos de embalagens e alimentos pré-processados. O glutamato monossódico (MSG) é utilizado como intensificador de sabor e amaciador de carne. Uma coisa que todos esses aditivos têm em comum é a propriedade de dilatar os vasos sanguíneos, o que pode levar ao aparecimento de uma enxaqueca. Os alimentos que contêm nitrato e nitrito incluem cachorros-quentes, salsichas, bacon, frios e outros tipos de carnes defumadas e envelhecidas (também com alto teor de tiramina). O MSG é encontrado no molho de soja, nos produtos de amaciamento de carne polvilhados e em muitos tipos de alimentos embalados asiáticos (e outros).

Taninos

Taninos, compostos naturais de origem vegetal, reagem com proteínas no corpo e pode impedi-los de serem absorvidos. Isso pode ou não ter nada a ver com o motivo pelo qual eles são conhecidos por desencadear enxaquecas - a ciência médica não está inteiramente certa de como eles causam enxaquecas, mas há evidências casuais suficientes de que eles provocam essas dores de cabeça em um grande número de pacientes. Se você se encontrar entre este número, evite a maioria dos chás, vinho tinto (novamente, é um infrator múltiplo), framboesas, nozes, chocolate, baunilha, kiwi, pêssego, suco de romã e a maioria dos tipos de produtos fitoterápicos e suplementos. Bebidas congeladas e alimentos

O frio pode ser um gatilho para dor de cabeça, particularmente aqueles tipos de alimentos consumidos congelados ou parcialmente congelados. A maioria das pessoas, em um momento ou outro, experimentou o "congelamento do cérebro" que vem do consumo de sorvete ou bebidas congeladas como Slurpees, slushies e frappuccinos. Com os sofredores de enxaqueca, a intensa onda de frio pode se transformar em uma dor de cabeça total em vez de diminuir depois de alguns minutos, como é geralmente o caso. Se você for sensível a alimentos frios, não consuma alimentos ou bebidas super frios quando estiver superaquecido. Quando você se deliciar com sorvete ou uma bebida gelada, faça pequenas mordidas ou goles e segure-os na boca por alguns segundos para aquecer antes de engolir.

, , ] ]