casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

A cafeína é ruim para o frio?

Aftas - bolhas dolorosas e feridas abertas que geralmente se desenvolvem ou em torno dos lábios têm atormentado as pessoas há séculos. De fato, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisa Dental e Craniofacial, o imperador romano Tibério proibiu o beijo em cerimônias públicas, na tentativa de reduzir sua disseminação. Hoje, o frio ainda se espalha através do beijo, e ainda não há cura para o vírus que os causa. A cafeína, um estimulante encontrado em muitos alimentos, exerce efeitos positivos e negativos sobre o herpes labial.

A cafeína é um estimulante, o que significa que ajuda as pessoas a ficarem acordadas e alerta, e um diurético, que Ocorre naturalmente em muitos alimentos, incluindo café, coca-cola, cacau e chá. A cafeína sintética é adicionada às bebidas energéticas, alguns refrigerantes não-alcoólicos e medicamentos vendidos sem prescrição médica para dores de cabeça e alergias. A cafeína pura é amarga, mas de outra maneira insípida.

A cafeína diminui a propagação do vírus que causa o herpes labial, pelo menos em tubos de ensaio. Um estudo de julho de 1998 publicado na Neuroscience Research estendeu essa descoberta a animais, demonstrando que ratos com herpes labial que foram tratados com cafeína tiveram menos desconforto e cicatrização mais rápida em comparação com ratos não tratados. No entanto, as propriedades estimulantes da cafeína podem causar insônia, enquanto o sono adequado é um dos fatores que influenciam a duração e a gravidade do herpes labial.

Riscos

MedlinePlus, um serviço de informações ao paciente patrocinado pelo National Institutes of Health e a National Library of Medicine, advertem que a cafeína pode causar efeitos colaterais, incluindo aumento da frequência cardíaca, aumento da micção, náusea, vômito, agitação, ansiedade, depressão, tremores e insônia. As mulheres que estão grávidas devem conversar com seus médicos antes de consumirem cafeína, porque isso pode resultar em bebês com baixo peso ao nascer. Pessoas com doença arterial coronariana e úlceras pépticas também devem consultar seus médicos, porque a cafeína pode piorar essas condições. Pessoas que consomem cafeína regularmente podem se tornar dependentes. Retirada abrupta pode produzir dores de cabeça, sonolência, irritabilidade, náuseas, vômitos e outros problemas.

Benefícios

Em janeiro de 2014, não há evidências definitivas que sugiram que a cafeína pode curar ou tratar herpes labial. O estudo da Neuroscience Research sugere que a cafeína pode ser benéfica; no entanto, compostos que são benéficos em animais nem sempre funcionam bem em humanos. Além disso, o estudo utilizou um produto com 10% de gel de cafeína que não está disponível comercialmente. Além disso, um estudo publicado na edição de outubro de 2011 do "International Journal of Molecular Medicine" descobriu que, enquanto os compostos no café podem prevenir o crescimento do vírus do herpes, pode não ser eficaz após o vírus ter infectado o tecido. Embora muitas bebidas populares contenham cafeína, a concentração de cafeína é menor - entre 2% e 4% - porque as bebidas fazem apenas um breve contato com os tecidos da boca e lábios, em comparação com o produto do estudo, o que foi permitido sentar-se na pele afetada.

Meditações Medicamentosas MedlinePlus diz consumo moderado - três ou menos porções por dia - de alimentos e bebidas contendo cafeína, provavelmente, não exerce efeitos negativos sobre a saúde, especialmente no contexto de um estilo de vida saudável. Para todas as pessoas, especialmente aquelas com herpes labial, isso significa descansar e se exercitar o suficiente, controlar o estresse e consumir uma dieta balanceada enfatizando frutas, verduras e grãos integrais. Embora importantes, as mudanças no estilo de vida não substituem o tratamento médico convencional por herpes labial ou qualquer outro problema médico. As pessoas que sofrem de feridas graves, frequentes ou duradouras - mais de duas semanas - devem consultar os seus médicos.

, , ] ]